19 governadores fazem apelo a Bolsonaro por compra de mais vacinas

0
60
vacinacao na aldeia indigena umariacu proximo a tabatinga amazonas  article Marcelo Camargo Agencia Brasil

 Os signatários da carta afirmam que a quantidade de doses de vacina aplicadas hoje no país é baixa e chamam a atenção para a crise que alguns estados enfrentam na lotação de ocupação de leitos de UTI.

Governadores de 19 estados brasileiros enviaram nesta quinta-feira (4 de março) uma carta ao presidente Jair Bolsonaro solicitando a compra pela União de mais doses de vacina contra o coronavírus. “Os Entes Federados têm envidado todos os seus esforços, mas estão no limite de suas forças e possibilidades”, escrevem os chefes de Executivos estaduais no documento.

“Os Governadores dos Estados abaixo assinados solicitam ao Presidente da República Federativa do Brasil imediata adoção das providências necessárias a fim de viabilizar a obtenção – junto a entidades estrangeiras e organismos internacionais – de novas doses de imunizantes contra a Covid- 19, de modo a auxiliar no controle do aumento exponencial dos casos de infecção e do número de óbitos pelo coronavírus, conforme observado nos últimos dias em todo o território nacional.”

Os signatários da carta afirmam que a quantidade de doses de vacina aplicadas hoje no país é baixa e chamam a atenção para a crise que alguns estados enfrentam na lotação de ocupação de leitos de UTI.

“O percentual de vacinas aplicado no Brasil, a despeito do empenho de Governadores, Prefeitos e profissionais da saúde em todo o País, ainda é muito baixo e, no ritmo atual, infelizmente, atravessaremos o ano lamentando a irreparável perda de vidas, além da baixa expectativa de imunizar efetivamente todos os grupos prioritários”.

Nesta semana, Bolsonaro e governadores protagonizaram um conflito. O presidente superdimensionou os repasses que a União é obrigada constitucionalmente a repassar aos estados e reclamou das medidas de isolamento social aplicadas pelos estados e municípios. O presidente tem viajado o Brasil e provocado aglomerações, o que incomoda alguns governadores e prefeitos.

Assinaram a carta: Renan Filho (MDB-Alagoas); Waldez Góes (PDT-Amapá); Camilo Santana (PT-Ceará); Renato Casagrande (PSB-Espírito Santo); Ronaldo Caiado (DEM-Goiás); Flávio Dino (PCdoB-Maranhão); Helder Barbalho (MDB-Pará); João Azêvedo (Cidadania-Paraíba); Ratinho Júnior (PSD-Paraná); Paulo Câmara (PSB-Pernambuco); Wellington Dias (PT-Piauí); Cláudio Castro (PSC-Rio de Janeiro); Fátima Bezerra (PT-Rio Grande do Norte); Eduardo Leite (PSDB-Rio Grande do Sul); João Dória (PSDB-São Paulo); Belivaldo Chagas (PSD-Sergipe); Rui Costa (PT-Bahia); Mauro Mendes (DEM-Mato Grosso); E Mauro Carlesse (DEM-Tocantins).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!