Animais são descartados e não mortos em lixão, segundo Prefeitura de Pindoretama-CE

0
155
PINDORETAMA MATANCA FOTO

A coordenadora da Vigilância Sanitária e Endemias da Prefeitura de Pindoretama-CE, veterinária Kátia Studart, esclareceu, nesta terça-feira, 23 de novembro, que o vídeo que circula na internet mostrando animais mortos no Sítio Correia, não é local de matança de animais e, sim, de descartes de animais mortes.

Segundo a coordenadora, trata-se de lixão onde até carcaças de animais são descartados pela população “e que há anos vem se arrastando”.

O local correto, de acordo com o vídeo da Prefeitura,  é o Sítio Mangueiral, comunidade de João Moreira, e não o Sítio Correia como cita a denunciante no vídeo.

A veterinária relatou que no início do ano (2021), a Vigilância Sanitária já tinha tirado uma carcaça de uma vaca morta que teria sido jogada pela população naquele local. ‘É um local onde a população joga animais mortos”, frisou. Informou que no espaço pode ser encontrado carcaças de animais, como cachorro, vaca, carneiro, além de vários objetos. Como outra prática da comunidade é atear fogo, a pessoa que gravou o vídeo entendeu que teriam tocado fogo nos animais vivos.

Embora seja uma propriedade privada, a primeira providência da Prefeitura, pontuou a coordenadora, será limpar a área e colar uma placa dizendo que é proibido descarte de animais e lixo, além de alertar para a sujeição à multa.

Kátia Studart disse que será feito um trabalho de conscientização na comunidade e vizinhança, bem como junto às escolas. Outro ponto será a criação de uma ONG, no sentido de orientar a população sobre os cuidados com os animais e o descarte correto de carcaças e lixo.

A providência mais imediata será aumentar a fiscalização e redobrar os cuidados, ponderou a veterinária. Ela acha que até sexta-feira, 26 de novembro, deverá ser iniciada a primeira etapa do trabalho, no caso a limpeza do local.

No vídeo, a senhora Sebastiane (o primeiro nome está inaudível para a reportagem), se identifica como ativista da causa animal e protetora de animais, e denuncia morte de animais em lixão clandestino no Sitio Correira, em Pindoretama. “Provavelmente queimados vivo”, alertou.

Veja o vídeo denunciando, as mortes  e o vídeo de esclarecimento da Prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!