Aracoiaba é a primeira cidade cearense a assinar convênio com Projeto 100% Ceará

0
59
Aracoiaba é a primeira cidade cearense a assinar convênio com Projeto 100% Ceará

Aracoiaba foi o primeiro município cearense a assinar o convênio de capacitação de mão de obra para o trade da moda do Estado, nesta segunda-feira, 22 de novembro. A ação faz parte da agenda do Projeto 100% Ceará, iniciativa voltada para a formação, qualificação e criação de uma identidade para o setor industrial da moda do Ceará.

“Temos um desafio enorme no interior do Estado: encontrar mão de obra qualificada. Não adianta o Governo entrar com os incentivos fiscais e instalações, por exemplo, se não há pessoas capacitadas para trabalhar no parque fabril. A ideia é inverter essa lógica”, avalia Lélio Matias, Coordenador do Projeto 100% Ceará e Presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas de Homem e Vestuário no Estado do Ceará (Sindroupas).

O Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Fortalezas (Sindcalf), Jaime Bellicanta, acredita que esse é um novo momento para a indústria da moda cearense. “Vamos avançar para um novo patamar de sustentabilidade e competitividade para as empresas”, avalia Bellicanta.

Aracoiaba é a primeira cidade cearense a assinar convênio com Projeto 100% CearáPara o Prefeito de Aracoiaba, Thiago Campêlo, o projeto vai trazer desenvolvimento para a cadeia produtiva da moda do Estado. “Em Aracoiaba, nós temos um polo de jeans muito importante. É uma honra para Aracoiaba ser o primeiro município a assinar esse convênio de capacitação”, ressalta o prefeito.Profissionalização

O processo de capacitação e aperfeiçoamento de mão de obra em municípios cearenses será realizado pela FIEC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI Ceará)

Recuperação

Aracoiaba é a primeira cidade cearense a assinar convênio com Projeto 100% CearáEntre as décadas de 1980 e 1990, a indústria da moda do Ceará ocupou a segunda posição no ranking nacional em produção e comercialização. Atualmente, a produção têxtil do Ceará é a sexta maior do Brasil. Profissionalizar o setor, formalizar novos negócios, e inserir as empresas cearenses no mercado internacional são metas do Projeto 100% Ceará.

A ação é uma parceria da FIEC, Sindroupas e Câmara Setorial da Moda. O projeto contará com a participação do Trade da Moda do estado do Ceará e irá estabelecer um calendário de ações a curto, médio e longo prazos, com as suas principais iniciativas.

Aracoiaba é a primeira cidade cearense a assinar convênio com Projeto 100% Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA