ARACOIABA, QUIXADÁ E IBARETAMA REGISTRAM MAIORES CHUVAS no interior do Ceará

0
573

As maiores precipitações do Ceará no intervalo entre as 7h de segunda-feira, 16 de abril, e as 7h desta terça-feira, 17 de, aconteceram em Aracoiaba (136 mm), Quixadá (125 mm) e Ibaretama (122 mm). O observado em Aracoiaba, município do Maciço de Baturité, é, inclusive, umas das maiores chuvas de 2018, ocupando o 8º lugar no ranking dos grandes acumulados.

No total, pelo menos 117 municípios do estado registraram chuvas, conforme dados ainda parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com as últimas precipitações, a média do mês de abril já é a maior desde 2011, o que contribui também para que o trimestre da quadra chuvosa, considerando o período de fevereiro a abril, se encaixe na categoria dentro da média, mesmo que o mês ainda não tenha terminado.


Desde o início do mês de abril, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas no período de chuvas do Ceará, tem sido favorável. Como havia indicado os meteorologistas da Funceme, havia uma tendência de boas chuvas para, no mínimo, os primeiros 15 dias.

Ao longo desta terça, a previsão do tempo aponta para continuidade das chuvas principalmente no centro-norte do Estado. Já no sul, nebulosidade variável com eventos de chuva. Para amanhã, 18 de abril, a meteorologia indica nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões. O mesmo para a próxima quinta-feira, 19 de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA