Barro e Viçosa do Ceará elegem novos prefeitos em eleição suplementar

0
59
Barro e Viçosa do Ceará elegem novos prefeitos em eleição suplementar

Neste domingo, 5/12, cerca de 48 mil eleitores foram às urnas para escolher os novos prefeitos e vices dos municípios de Barro (92ª Zona Eleitoral- Região do Cariri) e de Viçosa do Ceará (35ª Zona Eleitoral-Serra da Ibiapaba).

Barro

O candidato eleito para prefeito de Barro foi Dr. George Feitosa, da Coligação Barro Melhor Para Todos (MDB/PT/PP/PSDB), com 6.886 votos (56,92% dos votos válidos). O vice-prefeito é Albano Severo.

Viçosa

O candidato eleito de Viçosa do Ceará foi Franci Rocha, do MDB, com 17.945 votos (52,56% dos votos válidos). O vice-prefeito é Francisco das Chagas Rodrigues de Carvalho (Shill).

Posse e Diplomação
Segundo as Resoluções TRE-CE, a diplomação dos eleitos deverá ocorrer até o dia 17 de dezembro de 2021. Destaca-se que cabe às Câmaras Municipais dos respectivos municípios definirem as datas das posses dos eleitos.

Candidatos eleitos
A apuração e a totalização dos votos foram realizadas nas sedes das Zonas Eleitorais de Barro e de Viçosa do Ceará. Os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) puderam ser acompanhados por eleitoras e eleitores dos dois municípios, por meio do site resultados.tse.jus.br e do aplicativo Resultados (iOS e Android), disponível nas lojas Google Play e App Store dos dispositivos móveis.

A totalização em Barro foi encerrada às 18h10. Em Viçosa, os resultados das apurações foram concluídos às 20h45.

Abstenção
Dos 15.971 eleitores de Barro, 12.550 (78,57%) compareceram às urnas. O município teve um percentual de abstenção (21,43%). Em Viçosa, o índice de abstenção foi de 17,68% (7.650 eleitores faltosos[as]). Dos(as) 43.774 eleitores da cidade, 35.634 votaram neste domingo.

Votos Brancos e Nulos
Em relação aos votos brancos e nulos, os municípios de Barro e Viçosa registraram, respectivamente, um percentual de 3,61% (453 votos) e de 4,19% (1.492 votos).

Ocorrências
Em relação às ocorrências com urnas eletrônicas, destaca-se que os pleitos ocorreram com tranquilidade, tendo sido registrado apenas uma troca de urna no município de Viçosa.

Justificativas
Eleitoras e eleitores dos municípios de Barro e de Viçosa que estavam fora do seu domicílio eleitoral justificaram a ausência no pleito, por meio do aplicativo e-Título ou do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível na página do TSE.

Barro e Viçosa do Ceará elegem novos prefeitos em eleição suplementar

DEIXE UMA RESPOSTA