CHOVE EM MAIS DE 120 MUNICÍPIOS DO CEARÁ; ITAREMA REGISTRA PRECIPITAÇÃO DE 164,4 MM

0
647
O Litoral Norte do estado do Ceará continua recebendo grandes chuvas neste mês de abril. No intervalo das 7h desta quarta-feira,  11 de abril, às 7h de quinta-feira, 12 de abril, quatro das dez maiores chuvas do estado foram registradas naquela macrorregião. Foram elas: Itarema, no posto Fazenda Aguapé (164,4 mm); Uruoca, nos postos Campanário e Paracuá (127 mm e 98 mm, respectivamente); e no posto sede de Senador Sá (93 mm).

A precipitação registrada em Itarema é, inclusive, a segunda maior registrada em 2018 pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ficando atrás somente dos 173,4 mm registrados em Granja, na última segunda-feira (9). O observado no intervalo de 24 horas no município do Litoral Norte é também o 5º maior da série histórica, que teve início em 1973.

Balanço parcial das precipitações entre ontem e hoje indica registros em 118 municípios. Além do Litoral Norte, há registros também de grandes chuvas no Litoral do Pecém [São Gonçalo do Amarante (150,4 mm); Trairi (106 mm); e Paraipaba (85,6 mm), Ibiapaba [Ipu (84 mm) e Coreaú (84 mm)] e na região Jaguaribana (Limoeiro do Norte (91 mm) e Jaguaretama (86 mm).

As chuvas na faixa litorânea do Ceará têm sido provocadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de precipitações durante a quadra chuvosa. Ela está localizada próxima à costa norte da região Nordeste.

PREVISÃO DO TEMPO
Para sexta-feira, 13 de abril, nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões cearenses. No sábado, 14 de abril, previsão indica nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-sul e no litoral. Nas demais áreas, há possibilidade de precipitação.

MONITORAMENTO
Para acompanhar as chuvas em tempo real, assim como o balanço diário ou por outro período, a Funceme disponibiliza, gratuitamente, informações no seu site e por meio de aplicativos, como o Calendário das Chuvas e a Rede de Radares.

DEIXE UMA RESPOSTA