Chove em mais de 120 municípios entre sábado e domingo. A maior chuva foi em Pacatuba (121,3 mm)

0
451
Após um fim de semana chuvoso, a previsão é de redução das precipitações no início da semana - Foto: Marciel Bezerra

Em conformidade com a previsão do tempo anunciada pela Fundação Cearense de Meteorologia de e Recursos Hídricos (Funceme) na última sexta-feira (22/2) e reforçada neste sábado (23/2), o Ceará registrou chuvas em todas as regiões no intervalo entre as 7h de ontem e as 7h deste domingo (24/2).

No balanço parcial referente ao intervalo de 24 horas citado, há registros em, pelo menos, 122 municípios, sendo os maiores acumulados em Pacatuba (121,3 mm), Fortaleza (120,3 mm) e Maracanaú (119 mm).

As chuvas deste fim de semana estão associadas à atuação conjunta de dois sistemas indutores de precipitação: o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O primeiro, cujo centro está localizado a oeste do Nordeste brasileiro, colaborou, principalmente, para as chuvas no interior do Estado, já a ZCIT encontra-se próximo à costa norte da região, contribuindo também para acumulados em outros estados.

Os registros observados em Fortaleza entre este sábado e hoje foram os maiores do ano na Capital. Os postos do Castelão, Messejana e Pici registraram, respectivamente, 120.3, 111 e 105.3 milímetros. Até então, o maior acumulado era de 105 mm, registrado em 19 de janeiro.

Para hoje, a previsão é de céu nublado com eventos de chuva em todas as regiões. O comportamento atual das precipitações, conforme pode ser observado por meio da rede de radares, se estenderá até o período da tarde, quando as precipitações se intensificarão no interior.

Já para os próximos dois dias, segunda (25/2) e terça-feira (26/2), a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões. Este cenário observado pelos meteorologistas da Funceme indica redução de chuvas em relação ao fim de semana.

DEIXE UMA RESPOSTA