Economista Nelson Bessa lança livro sobre a família Távora no Ceará, em Fortaleza e Jaguaribe

0
96
Economista Nelson Bessa lança livro sobre a família Távora no Ceará, em Fortaleza e Jaguaribe

O economista José Nelson Bessa lançará na próxima terça-feira, 12 de dezembro, em Fortaleza, o seu novo livro, com o título “Memorial da Família Távora do Ceará, 1700-2020”, onde descreve a história dos Távora cearenses, que vindos de Portugal no início do século XVIII, assentaram arraiais na pessoa do pioneiro Manoel Peixoto da Silva Távora.

O livro destaca a história dos Távora desde o século X, na Península Ibérica e depois as peripécias sangrentas no século XVIII dos Távora em Portugal, mas tendo acontecido antes a chegada e disseminação pelas terras cearenses e pelo Brasil dos Távora entre 1700 e 2020. 

José Nelson Bessa Maia é um conhecedor da História de Portugal, mas neste livro com 618 páginas, foca em histórias e vivências do percurso da extensa ramificação dos Távora por terras brasileiras, e em particular do Ceará, algumas das quais que lhe foram contadas por seu pai, Edson Fernandes Távora Maia, veterano da Segunda Guerra Mundial.  

Nelson Bessa é bacharel em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Economia pela Universidade e doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Natural de Fortaleza, é auditor federal e aposentado do Ministério da Economia, tendo sido secretário de Assuntos Internacionais dos governos de Tasso Jereissati, Beni Vera e Lúcio Alcântara. 

Dia: 14 de dezembro

Local: Fundação Waldemar Alcântara, Rua Júlia Vasconcelos, 100, Pio XII, Fortaleza/CE.

Horário: 18:30 a 21horas

Dia: 16 de dezembro 

Local: Auditório do Instituto Federal de Educação – Campus  Jaguaribe/CE. 

Horário: 19 às 22 horas

Economista Nelson Bessa lança livro sobre a família Távora no Ceará, em Fortaleza e Jaguaribe

DEIXE UMA RESPOSTA