Eusébio realiza Projeto Crescer Saudável de combate a obesidade infantil nas escolas

0
47
Eusébio realiza Projeto Crescer Saudável de combate a obesidade infantil nas escolas

O projeto Crescer Saudável nas Escolas tem o objetivo de combater a obesidade infantil entre os alunos do município (Foto: PME/Divulgação)
A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando o projeto Crescer Saudável nas Escolas, com o objetivo de combater a obesidade infantil entre os alunos do município. O projeto é realizado em parceria com o Governo do Estado, e consiste em um conjunto de ações articuladas, a serem implementadas para garantir o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na infância, com vistas a prevenir, controlar e tratar a obesidade infantil.

A ação está sendo realizada através dos profissionais dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASFs), da Secretaria de Saúde e dos Departamentos de Educação Física e de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação. Segundo o coordenador do Departamento de Educação Física da SME, André Limaverde, o projeto começou pela Escola Oscar Feitosa, em razão do alto índice de obesidade verificada entre os alunos daquela unidade escolar. As atividades serão realizadas em todas as escolas do município.

“A obesidade infantil nas escolas de Eusébio está crescente. Iniciamos as atividades na Escola Oscar Feitosa, e já realizamos uma palestra com os pais. O próximo passo será um momento com as crianças do 5º ao 9º ano, que são as turmas com maior índice de obesidade. Vamos fazer o levantamento das demais escolas e levar também atividades de esclarecimentos e de orientações também para elas”, disse André Limaverde.

O Prefeito Acilon Gonçalves observa que o Programa Crescer Saudável é uma agenda coordenada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na qual prevalece a articulação intersetorial, primordialmente com a Educação, em função da complexidade dos determinantes da trabalha mais a abordagem técnica com relação aos efeitos da má alimentação. “Esse trabalho visa a prevenção e a manutenção da saúde das nossas crianças, por isso é necessária a conscientização, primeiro dos pais e responsáveis para em seguida trabalharmos de forma lúdica com as crianças para mudarmos essa realidade,” pontuou.

Eusébio realiza Projeto Crescer Saudável de combate a obesidade infantil nas escolas

DEIXE UMA RESPOSTA