Ex-presidente da Câmara, Paes de Andrade, é homenageado em publicação

0
308
O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, e familiares de Paes de Andrade, durante o lançamento do livro sobre o político cearense – Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (19/12) o lançamento da publicação “Paes de Andrade: o político, o jurídico, o militante democrático”. Ex-presidente da Câmara entre 1989 e 1991, Paes de Andrade atuou na política por mais de 40 anos. Ele morreu em 2015, aos 88 anos.

Nascido em Mombaça, no Ceará, exerceu oito mandatos como deputado federal, sendo o primeiro em 1963. Após deixar o Congresso Nacional, Paes atuou como embaixador do Brasil em Portugal, entre 2003 e 2007.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou a atuação de Paes de Andrade na defesa da democracia. “Seu perfil de diálogo e conciliador é referência para todos nós em um momento político tão radicalizado. O papel daqueles que comandam deve ser sempre o de construir o diálogo e respeitar todas as correntes políticas”, afirmou.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, genro de Paes de Andrade, ressaltou que o político teve a coragem de enfrentar a ditadura militar no País. “Ele juntou-se a Ulysses Guimarães, no chamado grupo autêntico do MDB, para combater o regime ditatorial que se instalou no Brasil. É um exemplo de alguém que foi obstinado na defesa do desenvolvimento de uma região pobre, como o Nordeste brasileiro”, disse Oliveira.

DEIXE UMA RESPOSTA