Famílias de Maranguape são beneficiadas com Praça Mais Infância

0
520
Esta foi a 6ª praça do Programa Mais Infância entregue no Estado. Outras 26 cidades ainda receberão o equipamento – Fotos: Davi Pinheiro e Ariel Gomes

A semana começou em grande festa ao pé de serra, animada por música, espetáculos circenses e peças de teatro no Centro de Maranguape. Isso porque o município da Região Metropolitana de Fortaleza recebeu do Governo do Ceará, nesta segunda-feira (20/5), a inauguração da Praça Mais Infância. A ação beneficiará a população com estrutura equipada para lazer, práticas esportivas e socialização, pronta a garantir diversão e desenvolvimento para as crianças na localidade.

A entrega do espaço foi realizada em cerimônia com a presença do governador Camilo Santana e da primeira-dama do Estado, Onélia Santama, idealizadora do Programa Mais Infância, do qual a implantação das praças nos municípios faz parte do planejamento. Esta foi a 6ª Praça Mais Infância entregue no Estado.

Em discurso, Camilo destacou a importância do Mais Infância Ceará no cuidado da infância de crianças cearenses mais necessitadas. O chefe do Executivo mencionou as diversas ações que formam os pilares do programa, como o Cartão Mais Infância, que garante auxílio financeiro a famílias com crianças de 0 a 6 anos em situação vulnerável, as brinquedopraças e a construção de mais de 180 novas creches pelo Estado.

“A fase mais importante para a vida de uma pessoa é a infância. É o momento de formação, que vai de 0 a 6 anos. Portanto, se a criança não se alimentar bem, não for estimulada e acompanhada, isso pode comprometer o futuro dela. Nós descobrimos que mais de 50 mil famílias no Ceará tem filhos de 0 a 6 anos que vivem em pobreza extrema. Mães que não tem dinheiro para alimentar suas crianças, que vivem em casas sem banheiro. Por isso a Onélia resolveu criar o Mais Infância Ceará”, disse o governador.

Por sua vez, a primeira-dama enfatizou que é comprovado cientificamente que a criança, quando brinca, se desenvolve integralmente. Por isso, destaca Onélia, é essencial que a sociedade se mobilize em torno da causa do desenvolvimento infantil.

“Seja na praça, seja em casa com seus avós, com seus pais, com seus irmãos, a criança que brinca está se desenvolvendo no emocional, no cognitivo, que é a inteligência, no motor, que é o físico. É preciso que a gente compreender que esse desenvolvimento precisa da colaboração de todos nós aqui, professores, agentes de saúde, gestores, família e vizinhos.”

Também participaram do evento o prefeito de Maranguape, João Paulo Xerez, o deputado estadual Leonardo Araújo, o deputado federal Leônidas Cristino, a secretária da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, vereadores, prefeitos e lideranças políticas da região.

Lugar de lazer e convívio

Numa área total de 3.099,84 m², a Praça Mais Infância oferece às famílias de Maranguape quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e pergolado, além de um bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, área administrativa e um depósito. A obra envolveu investimento total de quase R$ 1 milhão, financiado pelo Governo do Ceará, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e pelo município. A Prefeitura de Maranguape cedeu o terreno para a construção da praça, como contrapartida.

“Esse é um espaço feito adequadamente para as crianças brincarem. Aí vem a mãe, vem o pai, vem a avó, todos os adultos. Podem se reunir num espaço de família e de convívio, fazer academia, passear. Maranguape recebe hoje esse benefício para melhorar a qualidade de vida das famílias que moram aqui”, explicou o governador Camilo Santana.

Quando a sorridente Fábia Oliveira, 9, correu avidamente em busca de um brinquedo para aproveitar no fim de tarde, sua mãe, a costureira Claudete Oliveira, 45, caiu em comoção. A felicidade de ver a filha contemplada com equipamentos de lazer, num ambiente público seguro e de qualidade. “Antes as crianças não tinham nenhuma área de lazer e os adultos sentiam falta de um lugar aberto para fazer exercícios. Ficou muito boa essa praça. Muitas vezes a gente não pode pagar academia, e agora é só sair de casa pra vir aqui”, contou.

As praças no Estado

No total, serão 32 Praças Mais Infância em todo o Estado. Além de Maranguape, foram beneficiados com a ação os seguintes municípios: Amontada, Acaraú, Pentecoste, São Benedito e Viçosa do Ceará.

Outras 26 cidades cearenses ainda receberão a praça: Acopiara, Aquiraz, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Granja, Icapuí, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Mauriti, Maracanaú, Pacatuba, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá e Trairi.

DEIXE UMA RESPOSTA