Festival da Sardinha volta em sua 13ª edição trazendo alegria, cultura e gastronomia na praia da Caponga

0
54
Festival da Sardinha volta em sua 13ª edição trazendo alegria, cultura e gastronomia na praia da Caponga

O 13º Festival da Sardinha: Gastronomia e Arte no Litoral Cearense será realizado nas Praias da Caponga e Águas Belas, localizadas no município de Cascavel-Ceará, onde também tem o encontro do Rio Malcozinhado com o mar. A promoção é da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel.

O litoral de Cascavel-Ceará é um dos destinos mais fascinantes da Rota das Falésias e encanta os visitantes não somente pela beleza de suas praias, mas por suas expressões culturais, como a pesca artesanal com jangadas, o artesanato em renda, barro e cipó, as regatas de paquetes e jangadas, sua culinária rica em sabores, tradições, cheia de possibilidades gastronômicas e a hospitalidade afetuosa do seu povo.

É na praia da Caponga que está localizada a segunda feirinha à beira mar do estado do Ceará, uma feira de negócios local, no qual são expostos e comercializados produtos artesanais (barro, cipó, renda, búzios, couro e outros artigos manuais), confecção e alimentícios.

Festival da Sardinha volta em sua 13ª edição trazendo alegria, cultura e gastronomia na praia da Caponga

O Festival da Sardinha está em sua 13ª edição e traz como tema central, em 2021, a Tecnologia Unindo Povos. O papel desempenhado pela tecnologia em momentos de reclusão em virtude da pandemia se tornou ainda mais necessário para facilitar a vida da população e amenizou os impactos causados pelo isolamento social. Essa conjuntura inspirou a realização de mais uma edição do Concurso de Desenho do Festival da Sardinha.

O Festival tem seus pilares sustentados em ações sociais, incentivo às artes, preservação ambiental e economia criativa, tendo como um dos seus principais parceiros no âmbito da capacitação e estímulo ao empreendedorismo o SEBRAE-CE.

Como exemplo de incentivo às artes, o concurso de desenho do festival é considerado uma das etapas mais valiosas e bonitas da programação do evento. O concurso é realizado com os alunos das escolas públicas e privadas do distrito da Caponga, dos ensinos fundamentais (séries iniciais e finais). Os trabalhos classificados no concurso são usados nas velas das jangadas dos pescadores que participam da regata de paquetes, um dos atrativos consolidados da programação do festival.

Festival da Sardinha volta em sua 13ª edição trazendo alegria, cultura e gastronomia na praia da Caponga

Os alunos classificados são premiados com tvs, smartphones, notbooks, medalhas e um kits escolar com mochila personalizada. Os prêmios são patrocinados pelo grupo Zenir e em 2021 a cerimônia de entrega da premiação acontecerá na feirinha da praia da Caponga, dia 04 de dezembro com apresentações culturais. Além destas ações será realizado um seminário com os pescadores sobre preservação ambiental e respeito ao período de defeso e uma ação social que consiste na doação de alimentos não perecíveis, na entrada do evento, para a campanha Natal Solidário. Pelo sétimo ano consecutivo o festival realiza uma campanha de solidariedade nas localidades de extrema necessidade do Distrito, com a distribuição de cestas básicas.

Em 2021 o Festival volta trazendo para o público alegria, cultura e gastronomia, estruturalmente formado por duas grandes arenas: Arena de Gastronomia e Empreendedorismo e a Arena Musical. O evento acontecerá em conformidade com as regras definidas nos protocolos sanitários decorrentes da pandemia do COVID 19 com a anuência dos órgãos competentes e seguindo as seguintes determinações:

1. Distanciamento entre os stands e espaços de exposição e evitando aglomerações;

2. Separação entre as arenas do festival, visando uma melhor circulação entre as pessoas;

3. Limitação para 1/5 do limite total de capacidades das arenas que é de 25 mil pessoas, obedecendo o público máximo de até 5.000 mil pessoas exigido no decreto estadual Nº34.399, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2021 – ANEXO ÚNICO. Caso haja alteração via decreto de público visitante, o evento se ajustará a capacidade determinada no decreto vigente.

4. Inscrição prévia para participar do evento, limitando um voucher por pessoa/ por dia, com a condição de comprovação de inscrição com qrcode e documento com foto e de cartela de vacinação com duas doses ou dose única ou exame PCR-RT feito até 24h anteriores a data do evento, em caso de ausência da D2 ou prazo menor que 15 dias da administração da D2;

5. Utilização obrigatória de máscara.

Os cantores Luis Marcelo e Gabriel, Felipão, Fabio Carneirinho, Samira Show e Tati Portela são algumas das atrações do festival na Arena Musical, que ainda contará com a banda Veneno e banda Baila Comigo, com o melhor da música de baile e a musicalidade do reggae com Donaleda.. A programação do festival ainda promete muitas surpresas para o público com música boa, cultura e gastronomia.

PROGRAMAÇÃO:

Concurso de Desenho do Festival da Sardinha – I Etapa 18/10/2021

Local: Calçadão da Caponga

Concurso da Pesca – 03 e 04/12/21 – sexta-feira e sábado

Local: Calçadão da Caponga

Concurso de Desenho do Festival da Sardinha – II Etapa e premiação.

04/12/2021 – sábado

Local: Feira da Caponga (calçadão)

06 a 10/12/21 – segunda a sexta feira

▪️Curso de gastronomia a base de Sardinha e frutos do mar

Horário: 18h às 21h

Local: auditório do hotel Jangadas

10/12/21 – sexta-feira ▪️Concurso de gastronomia

Horário: 20h

Local: auditório do hotel Jangadas

17/12/21 – sexta-feira

Local: Praça da Sardinha

18h: Arena Gastronômica e Arena Cascavel Empreendedor

Arena Musical

20h: Banda Veneno

22h: Samira Show

00h: Luis Marcelo e Gabriel

18/12/21 – Sábado

Local: Praça da Sardinha

18h: Arena Gastronômica e Arena Cascavel Empreendedor

Arena Musical

18:30h: Baila Comigo

20h: Fabio Carneirinho

22h: Tati Portela com participação de Carlinhos Nação

00h: Felipão

19/12/21 – Domingo

▪️ Regata Cultural do Festival da Sardinha

Horário: a partir das 10h

Local: Calçadão

11h: Forró Paixão

13:30h: Dona Leda

Informações: (85) 9.97425761 @assetucce

Festival da Sardinha volta em sua 13ª edição trazendo alegria, cultura e gastronomia na praia da Caponga

DEIXE UMA RESPOSTA