Governador propõe criação de delegacia especializada de combate a crimes cibernéticos no Ceará

0
170
thumbnail image

O governador Camilo Santana (PT) enviou mensagem à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 19/8, projeto de lei propondo a criação da delegacia de combate a crimes cibernéticos na estrutura da Polícia Civil cearense. O argumento, conforme o chefe do Executivo Estadual, é o crescente índice de ocorrência de delitos na esfera virtual. O projeto ainda será apreciado e votado pela Casa Legislativa

A Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), com sede em Fortaleza, proporcionará novas técnicas de investigação de casos do tipo “através do uso da tecnologia, de pessoal preparado e equipamentos modernos”. O órgão integrará o Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPE).

“Em uma investigação de crime cibernético, a maior parte dos indícios e provas está no mundo virtual. Dessa maneira, algumas investigações podem ser conduzidas integralmente por meio do computador, sem que os agentes precisem sair às ruas”, diz o documento.

Ainda conforme a proposição, a delegacia ficará responsável por apurar responsabilidade criminal pelo uso de indevido de recursos tecnológicos de informação computadorizada, como redes de comunicação, softwares, dispositivos eletrônicos e similares.“Convicto de que os ilustres membros desta Casa Legislativa haverão de conferir o necessário apoio a esta propositura, solicito a Vossa Excelência emprestar a valiosa colaboração no encaminhamento”, pondera o governador.

A proposta é do deputado estadual Acrísio Sena (PT) e foi entregue ao governador Camilo Santana (PT), na quinta-feira(6/8). O parlamentar destaca a luta realizada, através de audiências públicas e reuniões técnicas com peritos e a polícia civil para concretizar  a proposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here