Governador sanciona leis sobre economia de água por empresas privadas e impostos embutidos em preços

0
322
Reprodução

Foram sancionadas e publicadas no Diário Oficial do Estado do Ceará, do dia 2/1, as leis de autoria, respectivamente, dos deputados estaduais Audic Mota (PSB) e David Durand (PRB), que tratam sobre adoção de medidas de economia de água pelas empresas privadas e sobre a divulgação do percentual de impostos embutidos no preço dos produtos em serviços no Estado do Ceará. A lei 16.783, 27 de dezembro de 2018, da autoria de Audic Mota, estabelece, entre outros pontos, que os projetos de novas edificações sob a responsabilidade das empresas privadas no Ceará devem adotar todas as providências para economizar e evitar o desperdício de água nas instalações hidráulicas e sanitárias de suas edificações.

As providências se referem à implantação ou adequação de: torneiras para pias, registros para chuveiros e válvulas para mictórios acionados manualmente e com ciclo de fechamento automático por sensor de proximidade ou por pressão; torneiras com arejadores; torneiras com acionamento restrito para áreas externas e de serviços; e bacias sanitárias com volume de fluxo não excedendo a seis litros. Serão certificadas através de Selo Azul as empresas que adotarem as medidas previstas.

Já a lei 16.784 , 27 de dezembro de 2018, da autoria de David Durand, estabelece como direito de o consumidor saber, antes, durante a negociação e depois da compra, o valor aproximado dos impostos embutidos no preço do produto ou do serviço. A divulgação dos preços deve ser feita de forma destacada e acessível, permitindo que o consumidor diferencie, imediatamente, o valor do produto do valor dos impostos embutidos no preço final. A lei aplica-se a toda e qualquer exposição pública para a venda, inclusive em vitrines e similares. A infração do disposto nesta lei acarretará ao estabelecimento comercial a retirada imediata da exposição dos produtos em desacordo com esta Lei.

Mais informações podem ser obtidas através do Núcleo de Assuntos Legislativos da FIEC, através do telefone 3421.4218.

DEIXE UMA RESPOSTA