Memorial Edson Queiroz está aberto à visitação pública em Cascavel-CE

0
67
Memorial Edson Queiroz está aberto à visitação pública em Cascavel-CE

O Memorial Edson Queiroz, localizado na Praça Nossa Senhora do Ó, conhecida como Praça da Matriz, em Cascavel- CE está aberto à visitação pública, de terça-feira a domingo. Inaugurado domingo, 7 de novembro, o espaço cultural conta a história do empresário cascavelense Edson Queiroz. A inauguração abre as cerimônias do centenário do empresário, que ocorre em abril de 2025. A entrada é gratuita.

Memorial Edson Queiroz está aberto à visitação pública em Cascavel-CE

No local são encontrados salas temáticas, documentários e objetos do acervo pessoal que fazem parte da história do empresário cascavelense que, de sua terra natal, fez surgir a indústria de beneficiamento de castanha de caju no Ceará.

O empresário foi eleito pela Bloomberg Línea uma das 500 personalidades mais influentes da América Latina pelo legado de valor do seu conglomerado empresarial diversificado de marcas, produtos e serviços.

O Memorial Edson Queiroz é uma iniciativa do presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade.

Memorial Edson Queiroz está aberto à visitação pública em Cascavel-CE

Através de parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, cursos profissionalizantes online serão viabilizados à população, utilizando a estrutura do memorial, que será gerido pelo Instituto Myra Eliane e pela Prefeitura de Cascavel. O espaço desenvolverá atividades culturais e de formação educacional.

Segundo Igor Queiroz Barroso, Presidente do Instituto Myra Eliane “muitos dos pais, avós e filhos de cidadãos desta terra trabalharam na Cascaju. Eram mais de 2 mil pessoas (empregadas na indústria). Elas tiveram a oportunidade de comprar casas, educar seus filhos, ter acesso ao crediário. E detalhe importante: a maioria era de mulheres.”

O prefeito do município, Thiago Ribeiro, definiu a inauguração do Memorial Edson Queiroz como “um sonho realizado para todo cidadão cascavelense”. Ele pontuou que o prédio onde fica o memorial é um dos mais antigos do município e que a criação do equipamento cultural dá fim a um cenário de abandono da estrutura.

Construído por volta de 1868 e 1870, o prédio já foi sedes da Prefeitura, Câmara Municipal, das secretarias de Educação e Saúde, Cadeia Pública, Biblioteca, dentre outros. Fato interessante é que no primeiro andar da antiga Casa da Câmara, também aconteciam os festejos da elite da cidade. Por outro lado, no andar térreo, onde funcionava a Cadeia Pública, os detentos além de serem castigados pela falta da liberdade, sofriam com o barulho das festanças.

O marchand Max Perlingeiro é o responsável pela curadoria do equipamento e destaca o caráter inédito do equipamento: “pessoalmente, desconheço no Brasil a existência de um memorial tão completo e que traz, ainda, a vocação de educação formadora em seu funcionamento”.

Edson Queiroz nasceu em Cascavel-CE, no dia 12 de abril de 1925 e faleceu em 8 de junho de 1982, aos 57 anos de idade, em Pacatuba-CE, vítima de acidente aéreo.

Horários de funcionamento:

De terça-feira à sexta-feira, das 13h às 18h;

Aos sábados, das 10h às 16h;

E aos domingos, das 09h às 12h e das 17h às 20h.

Memorial Edson Queiroz está aberto à visitação pública em Cascavel-CE

DEIXE UMA RESPOSTA