Não existe liberdade sem jornalismo Por Acrisio Sena, deputado estadual

0
105
download

O ano de 2020 registrou 428 casos de ataques à liberdade de imprensa, de acordo com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Foi o ano mais violento desde o início do levantamento na década de 1990, de acordo com o relatório Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, publicado em janeiro de 2021.

Durante o governo Bolsonaro, de 2019 para 2020, o número dobrou. Eram 208 ocorrências, o que representa um aumento de 105%.

A explosão de casos está associada à sistemática ação do presidente da República, Jair Bolsonaro, para descredibilizar a imprensa e à ação de seus apoiadores contra veículos de comunicação social e contra os jornalistas.

Ela começou em 2019 e agravou-se em 2020, quando a cobertura jornalística da pandemia provocada pelo novo coronavírus foi pretexto para dezenas de ataques do presidente e dos que o seguiram na negação da crise sanitária.

Hoje, 7 de abril, Dia do Jornalista, isso precisa ser objeto de reflexão por todos nós. Não existe liberdade sem jornalismo. É uma profissão fundamental para continuarmos vivendo numa sociedade democrática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!