Observatório da Indústria promove troca de experiências entre Fortaleza e Medelín

0
333

O líder colombiano Aníbal Gaviria, ex-prefeito de Medelín, está em Fortaleza a convite da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para acompanhar o lançamento da Rota Estratégica de Segurança Pública, que reúne um panorama do setor no Ceará.

Na manhã de quarta-feira  (24/10), representantes do Governo do Estado apresentaram ao colombiano iniciativas que estão sendo implementadas na área de segurança pública no Ceará, com o objetivo de trocar de experiências, dialogar sobre melhorias e inspirações.

Gaviria foi prefeito da cidade colombiana de 2012 a 2015, tornando Medelín destaque no cenário mundial, como referência em planejamento urbano. A cidade é um case de sucesso. Na década de 90, era a metrópole mais violenta do mundo. Hoje, é uma das mais inovadoras do planeta e exemplo de como os investimentos em segurança pública podem transformar a realidade de um lugar.

Durante o encontro, o ex-prefeito colombiano destacou o papel do Observatório da Indústria, por se tratar de um instrumento que permite a interação entre sociedade e poder público. Para Gavíria, o trabalho realizado na Rota Estratégica de Segurança Pública se trata de uma referência importante, uma vez que servirá de direcionamento para a gestão estadual, independente de quem vier a ser o governante. Ele lembrou que esse tipo de experiência tem sido um modelo exitoso adotado em diversas partes do mundo. Quanto às ações apresentadas pelo Governo do Estado, Gavíria ressaltou a necessidade de se combater o crime a partir de suas lideranças, sob pena de se prender muito, mas sem uma efetividade concreta. “É necessário investir em inteligência, para ter uma atuação bem direcionada à raiz do problema”, frisou.

Para a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, o encontro proporcionou uma troca construtiva. “Medelín é uma referência de boas práticas para a aprendizagem organizacional e no âmbito das políticas públicas. É muito interessante ter o olhar do Gavíria para o que nós estamos fazendo e propondo para o Ceará”, disse. Em 2013, a cidade colombiana recebeu o título de “Cidade Mais Inovadora do Planeta”.

A vice-governadora afirmou, ainda, que a Rota Estratégica de Segurança Pública demonstra a disposição da FIEC de trabalhar é um ótimo exemplo de algo que foi feito na cidade colombiana e que está sendo replicado aqui: “A articulação de parceiros diferentes em função de um mesmo objetivo é fundamental. Às vezes se pensa que segurança é algo que só será resolvido pelo governo e pela polícia, e não é verdade. É necessária muita parceria. A FIEC está mobilizando e se dispondo a impulsionar isso”.

Ideias em Debate

Logo mais, às 18h30, Aníbal Gavíria concede palestra no Fórum Industrial Ideias em Debate sobre a experiência colombiana. Além de prefeito de Medelín, ele também governador do estado de Antioquia (2004 a 2007), sendo considerado o melhor governador da Colômbia. É professor da Universidade de Berkeley, na Califórnia.
Nessa edição do fórum, a FIEC lança a Rota Setorial da Segurança Pública, uma iniciativa do presidente Beto Studart, construída coletivamente com a participação de especialistas do meio acadêmico, empresarial, do governo e do terceiro setor.

As Rotas Estratégicas Setoriais, lideradas pelo Observatório da Indústria, sinalizam rumos para a construção do futuro, com horizonte temporal de 2025, para cada um dos setores e áreas identificados como mais promissores para a indústria do Ceará. Já foram estruturadas 13 rotas envolvendo várias áreas como energia, logística, eletrometalmecânica, entre outras.

 

DEIXE UMA RESPOSTA