Praia de Bitupitá, no município de Barroquinha,é urbanizada

0
64
Praia de Bitupitá, no município de Barroquinha,é urbanizada
URBANIZACAO DA ORLA MARITIMA DE BITUPITA NO MUNICIPIO DE BARROQUINHA; SOP; OBRAS; INFRAESTRUTURA;TURISMO; LITORAL OESTE; PRAIA MAR; PESCADORES; FOTO HELENE SANTOS/ GOV DO CEARA

Praia do município de Barroquinha recebeu investimento de R$ 4 milhões e, em breve, contará com mais melhorias promovidas pelo Governo do Ceará

A urbanização do trecho principal da orla da praia de Bitupitá, no município de Barroquinha, foi inaugurada neste sábado (4 de dezembro), em evento com a presença do governador Camilo Santana e o prefeito da cidade, Jaime Veras.

O projeto promoveu a requalificação urbanística e paisagística de um trecho de aproximadamente 550 metros da orla da Praia de Bitupitá ao longo da Rua Beira-Mar. Para proteger a via de inundações relacionadas à ressaca do mar, foi necessária a elevação do nível de parte da Rua Beira-Mar e a construção de um talude para proteger a urbanização e ao mesmo tempo servir de acesso à praia.

A obra, executada por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e interveniência técnica da Superintendência de Obras Públicas (SOP), também inclui a construção de calçadas acessíveis, passagens elevadas para pedestres com o intuito de reduzir a velocidade dos veículos, pavimentação da rua, caramanchões em madeira ao longo da praia, paisagismo com o plantio de 180 coqueiros, estacionamento, mobiliário urbano, nova iluminação pública, guarda-sóis e duas obras de arte públicas.

“Eu tenho feito um esforço enorme de atrair empresas para vir ao Ceará, e essa obra que nós estamos inaugurando é muito importante para a economia da cidade, que vai trazer o turista para um dos lugares mais bonitos do Ceará, do Brasil e do mundo. A última vez que eu estive aqui foi para inaugurar a estrada, o asfalto que liga Barroquinha até aqui a praia de Bitupitá. O que nós precisamos é gerar oportunidade para as pessoas, fazer o turismo sustentável sem agredir o meio ambiente, fortalecer as pousadas e os comércios”, apontou Camilo Santana. “Esta obra ficou muito bonita, e tenho certeza que aumenta não só a autoestima das pessoas que moram aqui, mas vai gerar oportunidade para atrair o turista, vai melhorar o comércio dos restaurantes, das pousadas, dos guias turísticos, tudo melhora. Gerar mais emprego e renda é que nós estamos precisando. Cuidem bem agora, ela é de vocês, é patrimônio de vocês e foi feito com o dinheiro de vocês”, completou.

O prefeito Jaime Veras agradeceu pela intervenção do Governo do Ceará. “A população de Bitupitá, os amigos barraqueiros, os amigos que hoje estão comercializando aqui, nós precisamos agora fazer nossa parte, preservar e cuidar. Estamos recebendo uma das maiores obras do litoral do estado do Ceará. Isso aqui está mexendo com a autoestima do povo, está nos alegrando, pois está proporcionando uma grande possibilidade de crescimento e desenvolvimento turístico”, disse.

Com investimento de cerca de R$ 4 milhões, as intervenções são relevantes pelo viés do turismo sustentável, considerando que a praia é integrante da Rota das Emoções, que inclui ainda locais como Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

Praia de Bitupitá, no município de Barroquinha,é urbanizada

Proprietário de uma Barraca na Beira-Mar, Seu Pedro, mais conhecido como “Bico de Anum”, observa que o movimento de turistas e até mesmo dos nativos já mudou muito com a obra. “Quanto mais gente aqui melhor, né? Estamos aqui diante de uma grande obra que o Governo do Ceará trouxe pra cá. E melhorou muito em movimento, mudou a cara da cidade, mudou a cara da praia, tá outro visual, as pessoas daqui têm orgulho dessa praia. Os turistas chegam, aumenta o movimento, e assim as coisas vão melhorando cada vez mais. Fica aqui o meu agradecimento ao nosso governador, Camilo Santana”.

Ações da Setur

Praia de Bitupitá, no município de Barroquinha,é urbanizada

A urbanização da praia de Bitupitá é mais uma das ações da Setur de valorizar a orla de municípios litorâneos do Ceará, contribuindo para uma ampliação do turismo que seja sustentável, valorize comunidades locais e proteja as condições ambientais. Esses pilares norteiam um desenvolvimento que favorece empreendimentos regionais e é capaz de gerar emprego para os moradores.

Novas entregas

Durante o evento, Camilo Santana garantiu atender a pedidos do prefeito, com mais algumas melhorias em breve para Barroquinha, em especial para a praia de Bitupitá. “Já quero dizer aqui que a urbanização será complementada, com o acesso com mais 500 metros de obras de piso intertravado. Sobre a areia das dunas na estrada, pode descansar, porque a SOP vai providenciar. Sobre a segurança, fiz agora um concurso público para 2 mil homens da Polícia Militar, estamos avaliando chamar mais gente, mas pode ficar certo que eu vou falar com o secretário da Segurança para disponibilizar uma base policial aqui na praia. Eu tenho que voltar, para inaugurar um CEI, também vamos ter o Sinalize, que vai asfaltar por várias ruas da cidade”, destacou Camilo Santana.

Estiveram presentes o deputado federal Domingos Neto, o estadual Sérgio Aguiar, o vice-prefeito de Barroquinha, Antônio Mocó, o coordenador da Setur, Luiz Mauro, prefeitos da região, vereadores, secretários municipais e demais autoridades.

Praia de Bitupitá, no município de Barroquinha,é urbanizada

DEIXE UMA RESPOSTA