Prefeituras podem fazer parceria com o Estado para ampliar o Programa Ceará Credi

0
50
Prefeituras podem fazer parceria com o Estado para ampliar o Programa Ceará Credi

O Governo do Ceará, através da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), acaba de lançar o Edital de Chamamento Público para ampliação do Programa de Microcrédito Produtivo (Ceará Credi). Os municípios que desejam ser parceiros devem participar do Edital de Chamamento Público que já está disponível. Com isso os postos de atendimento serão ampliados, aumentando a produtividade dos agentes de crédito e o número de operações de crédito aprovadas por cada agente.

“Somos um estado com uma parcela significativa de pequenos e microempreendedores, e trabalhar em conjunto com as prefeituras tornará nosso microcrédito uma política pública cada vez mais eficiente”, ressaltou o presidente da Adece, Francisco Rabelo.

A diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana Parente, explica que a parceria não envolve repasse de recursos. Será formalizada por meio de um termo de cooperação para uma maior estruturação do programa. “A proposta para as prefeituras é que elas disponibilizem uma sala equipada e ao menos um agente administrativo remunerado e capacitado para atender em conjunto com o agente de crédito. Com isso, vamos acelerar bastante o programa e aumentar a presença em todos os municípios”, disse a diretora.

A gestão do programa no município com estrutura técnica e metodológica, bem como apoio técnico na seleção e capacitação dos agentes continuam sob responsabilidade da Adece. A disponibilização de recursos financeiros para atender as demandas de microcrédito do município, obedecendo as normas operacionais vigentes do Programa, está entre outras atribuições da Agência.

O Edital poderá ser obtido no portal

Crédito orientado

O programa Ceará Credi, lançado em abril deste ano pelo Governo do Ceará, é operacionalizado pela Adece e visa conceder crédito e capacitação para microempreendedores, contribuindo para a criação e o fortalecimento dos pequenos negócios cearenses, gerando mais emprego e renda. Os empréstimos vão de R$ 500,00 a R$ 5 mil.

Prefeituras podem fazer parceria com o Estado para ampliar o Programa Ceará Credi

DEIXE UMA RESPOSTA