Presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, abre do 5º Congresso de Educadores da Rede SESI, SENAI, IEL Ceará

0
75
WhatsApp Image    at

Nesta quarta-feira (31 de março) o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, realizou a abertura do 5º Congresso de Educadores da Rede SESI, SENAI, IEL Ceará. A ação busca, através da Educação, o desenvolvimento e fortalecimento de pessoas, e contou com a presença de Luiza Helena Trajano, Presidente Conselho de administração do Magazine Luiza; Annette de Castro, Vice-Presidente da Mallory Eletroportáteis; Dana Nunes, Superintendente do IEL Ceará; Veridiana Soárez, Superintendente do SESI Ceará; e Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI Ceará.

“Aqui, seremos presenteados com muitas reflexões sobre como aprender a conviver com um mundo em constante transformação, diante de tantas mudanças culturais, econômicas, tecnológicas e comportamentais. O futuro se faz muito imprevisível e estar preparado para competir nesse ambiente volátil, incerto e ambiguo requer aprendizado contínuo”, declarou Ricardo Cavalcante durante a fala de abertura. O Presidente da FIEC aproveitou ainda para agradecer a presença e contribuição das convidadas Luiza Helena Trajano e Annette de Castro, e afirmou que a melhor ação para o futuro próximo é a educação, pois ela transforma e liberta.

Em seguida, o painel sobre Empreendedorismo Inovador teve início com a fala da Presidente Conselho de administração do Magazine Luiza que levantou questionamentos e afirmações sobre os desafios atuais, reforçando que o empreendedor é aquele que busca soluções e lembrou ainda que “O digital, hoje, é uma cultura e um modo de viver. Temos que rapidamente colocar no papel o que pensamos e agir. O erro pode fazer parte, mas é preciso se levantar, aprender e se reposicionar”, afirmou Luiza Trajano.

Logo após, Annette de Castro reforçou o apreço pela Educação e pelas raízes para educarmos não apenas profissionais, mas seres humanos. Lembrou da necessidade de se buscar o conhecimento e de sempre estarmos abertos às novidades, atentando que “quando nos permitimos ao novo, conseguimos alcançar grandes conquistas, mover o mundo e chegarmos onde queremos”, disse a Gestora do grupo Mallory.

Sobre as atividades desenvolvidas no SENAI Ceará, o Diretor Regional Paulo André atentou a importância de atuar em prol das pessoas, citando que “sem cuidar das pessoas nada vai acontecer. Pode haver maior tecnologia, mas sem o preparo e cuidado humanos eles não vão conseguir desenvolver seus trabalhos”. Deu ainda exemplos de atividades desenvolvidas em prol das pessoas como os da manutenção de respiradores promovido pela instituição neste período de pandemia, o desenvolvimento de novos aparelhos do tipo a serem construídos no estado, as capacitações de egressos e formação de 227 alunos para o mercado de trabalho.

Veridiana Soárez, Superintendente do SESI Ceará, recordou que um dos pilares do Serviço Social da Indústria é a educação de jovens com intuito de formar cidadãos com propostas de vida. Declarou também que a instituição atua em três linhas que promovem a criatividade, inovação e empreendedorismo, informando que nesta metodologia o aluno “precisa mudar o mundo, melhorá-lo e trabalhar nele, e com isso, ter retorno financeiro e solucionar problemas”, destacou, reforçando que educar é um trabalho formado por um plano individual.

Para fechar a roda de conversa, Dana Nunes disse que o IEL tem como base o desenvolvimento de pessoas e empresariado. Que o Instituto Euvaldo Lodi está atento às transformações digitais e vem ofertando diversas soluções modernas para o mercado. A Superintendente finalizou dizendo que “muitas são as tecnologias, ferramentas e ações que são necessárias, assim como preparo e amparo. As Casas têm todo tipo de ofertas e soluções para ajudar quem precisa ingressar, se requalificar e fortalecer perante esse cenário que o mercado exige sobre nós”, completou.

5º Congresso de Educadores da Rede SESI, SENAI, IEL Ceará
O evento busca, anualmente, promover debates sobre boas práticas desenvolvidas a partir dos portfólios de Educação desenvolvidos por estas instituições e incentivar a pesquisa, assim como buscar os caminhos para atuar, de forma responsável, no desenvolvimento das pessoas, preparando-os para os desafios impostos pelo mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!