Programação online do Porto Dragão debate literatura negra e cultura popular

0
28
Programação online do Porto Dragão debate literatura negra e cultura popular
Toda a programação acontecerá no YouTube do Porto Dragão

A população interessada em literatura negra e cultura popular conta com uma nova programação online e gratuita divulgada pelo Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Toda a programação acontecerá no YouTube do Porto Dragão.

Dentro da programação de 10 a 16 de janeiro estão o curso sobre literatura negra e dois novos episódios da websérie documental “Nós no Batente” sobre cultura popular com Mestre Françuli e com o Reisado de Potengi.

Confira a agenda completado Porto Dragão

Quinta-feira, 13/01, às 19h

“Educação e Literatura – Narrativas Negras, Ativismo e Sociedade”, com Tainara Eugênio

A formação propõe refletir acerca da literatura negra e da contribuição de intelectuais negras na descolonização dos currículos, tendo como pano de fundo as experiências na disciplina de Educação e Literatura Negra: Potencialidades Pedagógicas em Narrativas, Mitos, Fábulas e Contos Africanos e Afro-brasileiras, pertencente a grade curricular do Curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira-UNILAB.

Ao longo da componente tivemos contato com intelectuais como Bell Hooks, Gloria Anzaldúa, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Tony Morrison dentre outras que nos proporcionaram experiências literárias necessárias para refletir sobre narrativas negras, ativismo e sociedade. Então, a formação trará como conteúdo a ser ministrado: a literatura negra (as escritas das mulheres negras), releitura de trechos das obras, visibilidade/invisibilidade, trajetórias e fortalecimento de narrativas.

Sexta-feira , 14/01, às 18h

Nós no Batente com “Mestre Antônio e o Reisado de Caretas do Potengi”

No Sítio Sassaré, de portas abertas para o sertão, Mestre Antônio Luiz abre a caixinha pessoal de memória, de onde saem as histórias sobre o Reisado de Caretas de Potengi, que nos encanta há mais de três décadas. Titulado Mestre da Cultura em 2010 pela Secult Ceará, desde jovem ele conduz as danças e brincadeiras e sua casa hoje é também museu para os apaixonados pela cultura popular.

15/01, sábado, às 18h

Nós no Batente com “Mestre Françuli”

Francisco Dias de Oliveira, Mestre Françuli, nasceu em 1942 no município de Potengi- CE. Desde a infância o menino da pequena cidade do Ceará era um sonhador. Construía pequenos aviões de metal com muita habilidade e criatividade, assim, após ganhar experiência, profissionalizou-se como flandeiro. Françuli começou a produzir peças diversificadas, como chaminés, fornos, pás, baldes, latas, tubos de armazenar legumes, funis e candeeiros. Para ajudar seus conterrâneos, construiu um equipamento de flandes de borracha que traz do fundo do poço o equivalente a uma lata de água. Mas o hobbie da infância nunca ficou pra traz, e em meio aos seus inventos Mestre Françuli, fabricava também suas miniaturas de aviões, que já somam em média 32 modelos.

O sonho foi mais além, construiu um museu em sua cidade e hoje suas peças são comercializadas em todo o estado do Ceará, algumas foram expostas em diversos museus, inclusive fora do Estado. Foi tema de documentários, que retratam suas obras. Hoje, Mestre Françuli continua morando em Potengi, e vive com o dinheiro de sua aposentadoria, trabalhando na agricultura de subsistência e criando peças em sua oficina de flandagem.

Acesse toda a programação no YouTube do Porto Dragão. Fonte: Centro Cultural Porto Dragão – Foto: Websérie Nós no Batente

Programação online do Porto Dragão debate literatura negra e cultura popular

DEIXE UMA RESPOSTA