Roubos de cargas têm redução de 34% em 2021 no Ceará

0
114
Trabalho das Policias cearenses resulta em  de reducao em roubos de cargas em

Entre janeiro e setembro de 2021, o Ceará reduziu em 34,1% o número de roubos de cargas, em comparação com os nove primeiros meses do ano passado. Os dados foram coletados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a partir de registros feitos nas delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

Ao todo, foram registradas 29 ocorrências no período deste ano, contra 44 casos nos nove meses de 2020. Somente em setembro de 2021, os roubos de cargas, caracterizado como Crime Violento contra o Patrimônio (CVP), apresentaram retração de 25%, saindo de quatro para três casos.

“A queda nos índices mostra a efetividade de um trabalho de investigação e indiciamento dos autores dos crimes. Ao tomar conhecimento das ocorrências, agimos imediatamente para identificar os infratores e recuperar a carga. O trabalho ágil para coibir (os delitos) reprime a prática”, explica o delegado adjunto Rafael Biazi, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

Na última terça-feira (19 de outubro), uma ação rápida das Forças de Segurança resultou na recuperação de uma carga de eletroeletrônico, que havia sido roubada, horas antes no município de Maracanaú.

Durante a ofensiva policial, cinco homens envolvidos no delito e um veículo utilizado na ação foram localizados pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). A partir das capturas, a PC-CE deu continuidade às investigações e chegou ao local onde o material estava escondido.

Crimes Violentos contra o Patrimônio

A melhoria nos índices de roubo de carga acompanha a redução de CVPs em todo o Ceará. O dado inclui todos os tipos de roubos, com exceção de latrocínios. Os dados da Geesp apontam redução de 11% no acumulado entre janeiro e setembro de 2021, quando aconteceram 36.424 casos, contra 40.938, nos nove meses de 2020.