Sema desenvolve estudo sobre Zoneamento Ecológico Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC)

0
475
Canoa Quebrada/Reprodução

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), inicia neste mês de maio, um estudo sobre o Zoneamento Ecológico Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC). As ações envolvem as regiões da Costa Oeste, Leste, Extremo Oeste, além de Fortaleza e Região Metropolitana e ocorrerão durante todo o ano de 2019.

O Zoneamento Ecológico Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC) é um instrumento técnico e político de planejamento que estabelece diretrizes de ordenamento e de gestão do território, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas de diferentes regiões do Estado. Tem como finalidade colaborar para a construção de políticas públicas em consonância com diretrizes de desenvolvimento sustentável, bem como orientar o licenciamento de atividades produtivas de forma coerente.

Em linhas gerais, o ZEEC tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social dos municípios localizados nas regiões litorâneas do Ceará, com garantias de proteção ambiental. O estudo focará no planejamento com intuito de melhorar a vida de todos que estão vivendo ou trabalhando nessas regiões.

O ZEEC colabora com a promoção de informações integradas e georreferenciadas do litoral cearense, possibilitando uma ampla disponibilização de dados para subsidiar as discussões públicas em torno das metas de regulação e apropriação do território.

Para o secretário Artur Bruno, o ZEEC vai nortear políticas para o desenvolvimento sustentável ao delimitar zonas ambientais e atribuir usos e atividades compatíveis segundo as características de cada uma delas, considerando potencialidades e restrições. “Nós vamos estudar as áreas do litoral, se pode ter hotéis, pousadas ou restaurante, e se a área precisa de recuperação ambiental”, disse. “Nós vamos escutar a população, levantar atividades econômicas de forma a impulsionar o turismo com sustentabilidade e impactar positivamente sobre a vida das pessoas que vivem no litoral cearense”, completa.

Durante todo o ano, acontecerão seminários regionais (Fortaleza e Região Metropolitana, Costa Leste, Costa Extremo Oeste e Costa Oeste) nos municípios sedes contemplando até 100 participantes e com duração de seis horas cada.

Segundo a secretaria de Planejamento e Gestão, da SEMA, Maria Dias, o produto final que, será apresentado em fevereiro de 2020, “contemplará um mapeamento das zonas que possuem características socioeconômicas e naturais comuns, para as quais serão estabelecidas diretrizes de gestão e de ordenamento territorial”.

As ações serão realizadas em cinco municípios sedes: Caucaia, Aquiraz, Aracati, Itapipoca e Jijoca. Contudo, as atividades envolvem a participação de representantes da sociedade e população habitante de todos os municípios que formam a zona costeira cearense; O estudo do ZEEC deve gerar mudanças no cotidiano da população que habita e tira o seu sustento das zonas costeiras. Diante do exposto, a participação social é essencial para o êxito na implementação do zoneamento e das futuras diretrizes.

O cronograma das atividades e a divulgação das ações serão divulgadas por meio do site da Sema e da Semace, nas principais emissoras de rádio e televisão do Estado, jornais impressos, blogs e redes sociais. Segue a programações dos primeiros seminários com datas e locais:

Programação

1º Seminário de Zoneamento Ecológico Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC)

Caucaia:

Data: 29/05/2019

Horário: 8h30 às 13h

Local: Auditório do Parque Botânico do Ceará, em Caucaia

Endereço: Rodovia Ce 090, km 03, sem número, Bairro Itambé, Caucaia, Ceará

Aracati

Data: 30/05/2019

Horário: 8h30 às 13h

Local: Auditório IFCE, Campus Aracati

Endereço: Rodovia Ce 040, km 137, sem número, Bairro Aeroporto, Aracati-Ceará.

Jijoca de Jericoacoara

Data: 04/06/2019

Horário: 8h30 às 13h

Local: Auditório da Câmara Municipal de Jijoca de Jericoacoara

Endereço: Avenida Jericoacoara, número 474, Centro, Jijoca de Jericoacora.

Itapipoca

Data: 05/06/2019

Horário: 8h30 às 13h

Local: Auditório IFCE Capus Itapipoca

Endereço: Rua da Universidade, número 102, Bairro Madalena, Itapipoca, Ceará.

DEIXE UMA RESPOSTA