Sindicato dos Médicos denuncia irregularidades em plantões médicos em hospitais de Pindoretama

0
150
thumbnail image

 O secretário de Saúde de Pindoretama alega que foi surpreendido com a divulgação da denúncia pelo diretor do Sindicato,  pelo fato dele e do diretor do Hospital não terem sido procurados

O médico Edmar Filho, diretor do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, visitou terça-feira,  20 de abril, duas unidades de saúde do município de Pindoretama-CE. O diretor constatou irregularidades em plantões  e denunciou a falta de médicos no Hospital Municipal e no Hospital de Campanha, instalado para o atendimento de vítimas da covid-19.

Em vídeo que circulou na internet, Edmar Filho relata que há apenas um médico de plantão para atender as duas unidades. Segundo ele, essa cena vem se repetindo ao longo dos meses, onde médicos ficam sobrecarregados por escalas incompletas, comprometendo diretamente a qualidade nos atendimentos à população e a saúde dos profissionais. “Médicos que estão diariamente na linha de frente do combate ao coronavírus precisam ser respeitados e valorizados”, afirmou.

O diretor disse que o Sindicato dos Médicos irá acionar a Secretaria de Saúde do Município para averiguar e solucionar esta situação. “Estaremos acompanhando de perto e fiscalizando essa e outras unidades”. ‘, concluiu.

image.png

 Secretário Ranilson Andrade

O Secretário de Saúde de Pindoretama, o odontólogo Ranilson Andrade, encaminhou ao Ceará Leste o posicionamento do órgão, que foi encaminhado ao sindicato.  Lembra que “o país enfrenta há mais de um ano essa terrível pandemia e como certamente é sabido por todos, muitos profissionais que atuam na linha de frente têm apresentado sinais de esgotamento físico e mental, e não tem sido diferente com a classe médica nos mais diversos municípios do país e inclusive no nosso Estado.”.

Segundo o secretário, em 40 dias de funcionamento do Hospital de Campanha “nos deparamos com essa situação [ausência de plantonista] por  duas vezes, sendo que em nenhuma delas este Hospital tenha ficado descoberto, inclusive no dia da visita do Sr. Edmar, tendo em vista que numa manobra legal e permitida pelo Ministério da Saúde, deslocamos o médico de um dos PSF’s para o Hospital de Campanha enquanto o Plantonista do turno chegasse”.

O secretário alega que foi surpreendido com a divulgação da denúncia pelo diretor do Sindicato,  pelo fato dele e do diretor do Hospital não terem sido procurados em “nenhum momento pelo representante do sindicato, mesmo se encontrando ambos no município para que fôssemos ouvidos e pudessem ser sanadas todas as dúvidas.” ·.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!