Teatro Municipal de Beberibe está há 8 anos abandonado pelo poder público

1
308
Teatro Municipal de Beberibe está há 8 anos abandonado pelo poder público

Por Equipe do Ceará Leste

O Teatro Municipal Raimundo Fagner, em Beberibe, inaugurado no final de 2004, está abandonado pelo poder público municipal e estadual, desde 2013, gerando insatisfação na população, principalmente no setor cultural do município. O prédio está localizado na Rua Adélia Colaço, 273, Centro da cidade.

O teatro foi inaugurado com um show do compositor Raimundo Fagner e durante os nove ano de funcionamento teve apresentações da Orquestra Eleazar de Carvalho, Orquestra Filarmônica do Ceará, bandas de música, show musicais, além de sediar anualmente o Festival do Caju Nordeste.

O teatro foi inaugurado no final da gestão do prefeito Orlando Facó, e funcionou normalmente até 2013, com apresentações culturais e shows musicais. Na administração passada do padre Pedro Cunho, de 2017 a 2020, segundo a fonte, o prédio foi “totalmente abandonado e se encontra em estado deplorável”.

Em 05 de junho de 2013, o jornal Diário do Nordeste publicou matéria com o título “Teatro e Centro Cultural de Beberibe estão abandonados”. Assinada pelo jornalista Marcus Peixoto, diz que a “obra que custou mais de R$ 1 milhão sofreu interrupção logo no primeiro ano de funcionamento”.

– Há 10 anos construído, o Teatro Municipal Raimundo Fagner e o Centro Cultural Laís Facó, em Beberibe, litoral Leste do Estado, não apenas estão abandonados como apresentam degradação de suas instalações. Por conta de problemas na estrutura, ambos estão interditados por decisão da administração municipal. A Prefeitura Municipal diz que já tem levado o problema para o governo Estadual, através da Secretaria de Cultura, além de aguardar recursos por meio do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), mas até o momento (5 de junho de 2013) não houve sinalização de repasses, diz o texto.

Em outro trecho, a reportagem diz que a então e atual prefeita Michele Queiroz, orientada pelos técnicos responsáveis, “viu-se na responsabilidade de interditar os equipamentos e alertar a população. Apesar das dificuldades, a gestão municipal investiu cerca de R$ 7.300 em instrumentos e equipamentos para os músicos, que são regidos pelo maestro Cásio Laurindo. Os recursos foram aplicados nos três primeiros meses de gestão.”.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Beberibe ficou de enviar uma nota oficial, mas não chegou até o momento. Caso isso ocorra, o Ceará Leste publicará o posicionamento do Poder Executivo municipal.

1 COMENTÁRIO

  1. É uma pena que o Teatro Municipal Raimundo Fagner esteja abandonado. Foi construído na gestão em 2003 e 2004 na gestão do Orlando Facó e acompanhado por mim pois na época eu trabalhava no PROARES como representante da SECULT no Programa. Custou caríssimo mas foi feito com esmero e com muito cuidado. Quando meu irmão Marcos Queiroz assumiu a prefeitura Municipal de Beberibe teve pleno funcionamento e foi uma época de efervescência cultural. É lamentável que neste país nada tenha continuidade muito menos os projetos culturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!