Termina nesta quinta prazo para justificar ausência no segundo turno das eleições

0
311
Reprodução/Internet

Quem deixou de votar no segundo turno das eleições tem até esta quinta-feira (27/12) para justificar a ausência no pleito.

A justificativa pode ser feita pela internet, por meio do Sistema Justifica, no www.tse.jus.br, ou mediante o preenchimento de formulário, que deve ser entregue no cartório eleitoral mais perto de casa.

Deixar de votar é irregularidade punível com multa.

Além disso, quem não vota e não justifica, pode ficar impedido de tomar posse em cargo público, fazer matrículas em instituições de ensino superior e, no caso de servidor público, receber o salário.

Após três ocorrências consecutivas, a ausência do eleitor às urnas acarreta o cancelamento de seu título eleitoral.

O eleitor inscrito na Zona Eleitoral do Exterior, ausente do seu domicílio eleitoral na data da eleição ou que não tenha votado, também necessita justificar o não comparecimento às urnas na eleição presidencial.

A justificativa deve ser enviada diretamente ao juiz da Zona Eleitoral do Exterior ou entregue nas missões diplomáticas ou repartições consulares localizadas no país em que o eleitor estiver. Também pode ser enviada pelo Sistema Justifica.

Já o cidadão brasileiro que estava no exterior no dia do pleito tem até 30 dias, contados de seu retorno ao Brasil, para justificar a ausência no cartório eleitoral ou pela internet.

DEIXE UMA RESPOSTA