Vereador Sebastião Uchoa assume interinamente a Prefeitura de Cascavel

0
901
Vereador Sebastião Uchoa – Reprodução/RLL

O presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel Sebastião Uchoa-PDT assumiu interinamente na noite de segunda-feira (4/2), a chefia do Poder Executivo municipal, no lugar de Ivonete Queiroz-PDT, afastada pelo Tribunal Regional Eleitoral -TRE-CE. No lugar de Uchoa tomou posse também interinamente na presidência da Câmara de Vereadores, Priscila Lima-PDT, conhecida como Priscila do Wilame. Todos são da base política da prefeita afastada. Priscila ocupava a 1ª vice-presidência da Casa Legislativa.

O 1º secretário da Câmara de Vereadores, Ailton Dantas-PDT informou que os mandatos do prefeito e presidente interinos devem ser de três meses, até o TER-CE baixar resolução dando orientações sobre o assunto. Segundo fontes da revista, o Tribunal deverá agendar nova eleição, que poderá ocorrer no segundo semestre de 2019.

Na noite de segunda-feira (28/1) o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará manteve, por maioria, a sentença de cassação dos diplomas da prefeita de Cascavel, Francisca Ivonete Mateus Pereira, e do vice-prefeito, Waltemar Matias de Sousa, em Ações de Investigação Judicial Eleitoral, por abuso de poder político nas eleições de 2016. Os recorrentes ficam ainda inelegíveis por 8 anos.

Dentre os fatos motivadores da decisão, estão contratação excessiva de servidores temporários e fraudulenta de estagiários, utilização de veículos do transporte escolar na campanha eleitoral e repasse irregular de verbas para associações.

A Corte determinou a execução imediata do acórdão, após a publicação no Diário da Justiça Eletrônico, com a realização de novas eleições, independentemente do trânsito em julgado, ressalvada a obtenção de medida cautelar em instância extraordinária.

DEIXE UMA RESPOSTA