Vereadores de Recife visitam Câmara Municipal para conhecer política de mobilidade urbana de Fortaleza

0
95
WhatsApp Image    at

A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu na manhã desta terça-feira, 21 de setembro, os vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Fabiano Ferraz (Avante) e Tadeu Calheiros (Podemos), membros da Comissão de Mobilidade do Legislativo de Recife. A visita teve como objetivo aprimorar o conhecimento sobre a política de mobilidade urbana de Fortaleza, que tem se desenhado nos últimos anos, dando maior espaço para uso dos ciclistas e pedestres.

Referência no país, a Capital já recebeu várias premiações pelo incentivo ao uso da bicicleta, e no mês de agosto ganhou o Prêmio Cidade Caminhável 2021. Atualmente a cidade possui 391,5 km de rede cicloviária, entre ciclofaixas e ciclovias distribuídas em diversos bairros, além de 191 estações do Bicicletar. Fortaleza é também a primeira cidade brasileira a implantar parapés para ciclistas.

O presidente da Câmara, vereador Antônio Henrique (PDT) destacou que a troca de experiências enriquece o Parlamento. “Fortaleza hoje é um modelo para todo o país e essa política iniciou aqui no Legislativo, com a aprovação do Plano Diretor Cicloviário Integrado. Desde então a cidade avançou muito. Então poder passar essa experiência aos vereadores de Recife é motivo de orgulho é algo que enriquece a Câmara”, apontou.

De acordo com o presidente da Comissão de Mobilidade da Câmara de Recife, vereador Fabiano Ferraz (Avante), a visita estratégica na Semana Nacional de Trânsito à Fortaleza, teve como objetivo verificar o funcionamento da política de mobilidade na cidade para levá-la até Recife e assim garantir a ampliação da sua rede cicloviária.

“Muito importante essa visita nossa em Fortaleza, que é uma referência. Viemos para verificar como está o modus operandi e podermos levar esse modelo que deu certo. Nós saímos dos 24 km e hoje já dispomos de 158 km, mas sabemos que Recife pode e deve fazer muito mais. Em uma sintonia do Legislativo com o Executivo, queremos de fato a ampliação e que todos tenham o seu espaço garantido no trânsito com segurança”, destacou.

Para o vereador Luiz Eustáquio (PSB), a ideia principal é a troca de experiência para a criação de políticas públicas que incentivem o uso da bicicleta em Recife. “Aqui vocês já têm quase 400 km de rede cicloviária e a nossa ideia é conhecer a experiência aqui de Fortaleza para que a gente possa acelerar e estimular o uso desse modal em Recife, pois o compromisso do Prefeito com essa pauta nós já temos”, afirmou.

O vice-líder do Governo, vereador Léo Couto (PSB), destacou as mudanças vivenciadas pela cidade na área de mobilidade urbana. “Foi um prazer receber os vereadores que vieram conhecer a experiência da nossa cidade. É uma tendência mundial e Fortaleza saiu primeiro, ganhando, inclusive, vários prêmios. A cidade é hoje referência e a prova disso é ter pessoas de outros estados vindo aqui para conhecer essa política, que não foi fácil de implantar, mas que ao longo desses oito anos do prefeito Roberto Cláudio se tornou um sucesso”, frisou.

Após a reunião, os vereadores Ronivaldo Maia (PT), Dr. Vicente (PT) e Léo Couto (PSB), conduziram os parlamentares de Recife à Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), a fim de que conheçam o funcionamento de todo o sistema de mobilidade urbana de Fortaleza.

Nesta quarta-feira (22), Dia Mundial sem Carro, Fortaleza irá alcançar a marca de 400 quilômetros de infraestrutura cicloviária, com a inauguração da nona estação do Mini-Bicicletar, no Polo de Lazer do Conjunto Esperança, e de mais uma estação do Bicicletar, na Avenida Heráclito Graça com a Rua Rodrigues Junior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here