Prefeitura restabelece atendimentos de rotina na Rede de Atenção Primária em Fortaleza

0
114
Posto de Saúde Odorico de Morais IMG

Durante a primeira fase, que vai até o dia 05 de julho, estão sendo retomadas consultas de acompanhamento de grupos prioritários

Devido à tendência de estabilização do crescimento da Covid-19 em Fortaleza, seguida da retomada gradual das atividades, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retorna com os serviços da Atenção Primária anteriormente suspensos. O retorno de atendimentos de rotina nos 113 Postos de Saúde do Município, que teve início nesta segunda-feira (22/06), possui três fases e permanece com a manutenção de obrigações sanitárias rigorosas e uso de máscaras, de acordo com o último decreto.

A retomada se dá especificamente nos atendimentos de rotina, já que as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) não deixaram de atender grupos prioritários como gestantes e portadores de tuberculose, além do calendário de vacinação.

De acordo com Rui de Gouveia, coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da SMS, o atendimento retorna inicialmente aos pacientes do grupo de risco. “À medida que formos progredindo em relação ao cenário da pandemia no Município, progredirmos também com o atendimento à população” afirma.

Durante a primeira fase, que vai até o dia 05 de julho, estão sendo retomadas consultas de acompanhamento de grupos prioritários (hipertensos, diabéticos, crianças, pessoas com transtornos mentais, tuberculose e hanseníase), por meio do acolhimento espontâneo aos pacientes que comparecerem às unidades. Também retornam os atendimentos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e a confirmação de consultas especializadas. Demandas mais graves estão sendo acolhidas em ambiente diferenciado dentro dos Postos.