Deputados solicitam ao governo do estado prorrogação das bolsas do Programa Avance

0
238
download

Na sessão virtual da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (16/7), foi aprovado o Projeto de Indicação de autoria do deputado estadual Elmano de Freitas e coautoria do deputado estadual Acrísio Sena que pede a prorrogação do prazo das bolsas do Programa Avance.

Acrísio propôs também uma reunião com Governo envolvendo as secretarias de Educação, de Ciência e Tecnologia e a Casa Civil para que os 1.722 alunos e alunas beneficiados não sejam prejudicados com o fim do programa, inicialmente previsto para julho, mas que foi afetado pela pandemia. “A crise do coronavírus afetou o programa, e sua prorrogação ajudará os estudantes”, explicou Acrísio.

Iniciativa do Governo do Estado através da Funcap e da Secretaria de Educação (Seduc), o Programa Avance — Bolsa Universitário tem por finalidade melhorar as condições de acesso à universidade de alunos em situação de vulnerabilidade econômica que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas da rede estadual do Ceará e ingressaram no ensino superior nos anos de 2018 ou 2019.

Financiado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), ele prevê a concessão de duas mil bolsas (sendo 20% para negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência) no valor de R$ 468,50 durante 12 meses.

Para participar, eles devem ter obtido média geral igual ou superior a 560 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), estarem matriculados em disciplinas que correspondam a no mínimo 12 créditos no semestre e terem frequência de pelo menos 75% em cada uma delas.