Projeto de lei cria a Rota do Café no Maciço de Baturité para fortalecer o turismo na região

0
124
thumbnail image

Projeto de lei apresentado pelo deputado Audic Mota (PSB) institui, como circuito turístico, a Rota do Café, em área que abrangerá os municípios de Baturité, Guaramiranga, Mulungu e Pacoti. A iniciativa foi aprovada em reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira, 2/9.

O parlamentar explica que a rota deverá integrar os pontos turísticos de relevância para a valorização, o fomento e a divulgação da cafeicultura, viabilizando o acesso rodoviário e ferroviário da produção e exploração do café como atividade econômica.

Um órgão estadual deverá afixar placas indicativas do caminho a ser percorrido, a fim de guiar o viajante; bem como manter malha ferroviária adequada para viabilizar o percurso, partindo da Estação do Mondubim, em Fortaleza, até o Baturité, de onde os viajantes iniciarão o passeio.

O Maciço de Baturité é uma região que abriga área de proteção ambiental em 32.690 hectares, segundo dados do SEBRAE.

Audic Mota justifica que “o Maciço, com sua rica fauna e flora, possui alto potencial turístico e capacidade para contribuir sobremaneira na geração de emprego e renda locais, fomentando o turismo sustentável e incentivando a economia da região”.