34.6 C
Ceará
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
InícioRegionaisColigação em Novas Russas cada vez maior deve se abster de realizar eventos com aglomerações

Coligação em Novas Russas cada vez maior deve se abster de realizar eventos com aglomerações

A Justiça Eleitoral acatou Ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria da 48ª Zona, e determinou, nessa segunda-feira (19/10), que a Coligação “Nova Russas cada vez maior” e respectivos candidatos se abstenham de realizar eventos com aglomerações de pessoas, caso de comícios, carreatas e caminhadas, sob pena de multa de R$ 50 mil para cada candidato e partido por evento que descumprir a decisão, além da lavratura de termo circunstanciado de ocorrência para apurar o crime de desobediência eleitoral por cada ato. O pedido do MPE ocorre após um relatório da 2ª Companhia do 7º Batalhão da Polícia Militar apontar a realização de uma carreata de grande porte, no dia 17 de outubro, pelas ruas de Nova Russas, visando à promoção de candidaturas lançadas pela Coligação, incluindo os candidatos a prefeito e vice-prefeito, Giodanna Mano e Anderson Magalhães, respectivamente.

A composição policial também ressaltou que não foi comunicada formalmente pela Coligação que o evento, que teve mais de 90 veículos, incluindo carros e motos, seria realizado. Ainda segundo a Polícia Militar, o ato de campanha, por contar com um grande número de automotores, acabou bloqueando várias vias da cidade, não tendo a autoridade policial conseguido conter os atos de aglomeração de pessoas nas ruas do município. Diante disso, e com base em fotografias e filmagens do evento, a Promotoria da 48ª Zona reforça que o ato descumpriu as normas vigentes acerca da política estadual de combate à pandemia da Covid-19 no Ceará, gerando um grande risco para a saúde e a vida dos eleitores.

Na Ação Eleitoral, o MPE destacou que não é a primeira vez que o órgão recebeu denúncias de um ato irregular promovido por candidatos da Coligação. Em 10 de outubro, sob a justificativa de que estaria realizando uma “live”, a candidata à Prefeitura de Novas Russas Giovanna Mano reuniu-se com vários correligionários e com seu esposo, o deputado federal Junior Mano, promovendo um evento com aglomeração indevida. O ato só continuou, contudo, após a intervenção da Polícia, que solicitou que não houvesse aglomeração no local.

Os dois momentos descumprem, ainda, Termo de Acordo assinado no dia 7 de outubro de 2020 pelas coligações partidárias do Município, incluindo a “Novas Russas cada vez maior”. Na ocasião, que contou com a presença de representantes do MPE e da Justiça Eleitoral, as coligações se comprometeram a respeitar as normas sanitárias em vigor no Estado.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias