A indústria cearense voltou a crescer em novembro, com nova alta de contratações. Porém, o ritmo de recuperação desacelerou. É o que mostra a pesquisa Sondagem Industrial, realizada mensalmente pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A pesquisa, divulgada hoje (14/1), revela que a produção industrial cresceu pelo sexto mês consecutivo, enquanto o número de empregados na indústria cresceu pelo quarto mês consecutivo. Mais de 3 mil empregos foram gerados no mês. Apesar da boa noticia, os dados acendem um sinal de alerta, pois a taxa de aumento em novembro foi menor que no mês anterior.
Diante do quadro positivo, os empresários demonstraram otimismo para os próximos seis meses em relação ao emprego, demanda, compra de matérias-primas e exportações.
O estudo mostra ainda que a produção física industrial, no acumulado de janeiro a novembro, continua negativa. “O setor precisa que a recuperação econômica continue crescente em 2021 para reverter os danos causados pela crise sanitária”, avalia a economista do Observatório da Indústria, Eduarda Mendonça.