O terceiro encontro regional realizado pelo Governo do Estado, com o apoio da Aprece, para tratar com os gestores municipais cearenses sobre a situação da Covid-19 no Estado aconteceu de forma virtual, na manhã desta segunda-feira (22 de março). Dessa vez, participaram 40 prefeitos e prefeitas da Macrorregião de Saúde do Cariri. Na semana passada, foram contempladas as macrorregiões Norte e de Fortaleza. Nesta semana ainda, haverá novos encontros com gestores do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe.
Durante a reunião da macro do Cariri, conduzida pelo governador Camilo Santana, foram detalhados todos os temas ligados ao enfrentamento da pandemia na região, como a expansão do número de leitos, distribuição de oxigênio e a campanha de vacinação, entre outros.
O Cariri conta atualmente com 716 leitos abertos pelo Governo do Estado exclusivos para atender pacientes com Covid. “Ainda vamos expandir esse número para garantir atendimento de qualidade aos cearenses que moram na região”, garantiu o governador, afirmando que o apoio, trabalho e liderança dos prefeitos são fundamentais nesse combate à pandemia em todos os municípios.
Na oportunidade, o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins (Dr. Cabeto), apresentou dados e traçou um panorama da situação da pandemia no Estado. Ele também detalhou informações específicas da região e tirando dúvidas dos gestores presentes.
O secretário Cabeto informou, ainda, que no último domingo (21 de março) houve uma reunião com todos os fornecedores de insumos e medicamentos e que o Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa) irá, a partir de agora, centralizar a compra dos kits de intubação. “Isso já está negociado e autorizado. O Estado vai coordenar e fazer a distribuição desses kits para os municípios”, afirmou, acrescentando que, na tarde desta segunda-feira (22 de março), haverá uma nova reunião com a Aprece, para discutir sobre os insumos, no que diz respeito à cota por município e a distribuição, que deverá ser iniciada nesta quarta-feira (24 de março).
De acordo com a superintendente da Região de Saúde do Cariri, Tereza Cristina, todos os 45 municípios da região estão sendo acompanhados, com 100% dos leitos distribuídos em 48 hospitais devidamente regulados. Ela informou que todas as unidades que dispõem de UTI estão com capacidade máxima de trabalho, fazendo movimentações internas para atender o melhor possível as demandas.
O presidente da Aprece, Júnior Castro, agradeceu o trabalho empenhado e comprometido do Governo do Estado, ressaltando a necessidade de continuar e fortalecer ainda mais as ações conjuntas com a entidade municipalista, de modo que seja possível contribuir para que todas as prefeituras possam lidar da melhor forma possível com os desafios gerados pela atual pandemia.
Entre as pontuações feitas pelos prefeitos presentes no encontro, destaque para solicitações de maior apoio na fiscalização do cumprimento das medidas mais rígidas de isolamento social, apoio para maior agilidade na regulação dos leitos, suporte e orientação para a compra de vacinas de forma consorciada, entre outras.
A reunião também contou com as presenças da vice-governadora, Izolda Cela, do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, e do secretário da Casa Civil, Chagas Vieira.