28.6 C
Ceará
sábado, 16 de novembro de 2024
InícioOutrosObras de contenção em erosão na praia de Morro Branco, Beberibe, estão em andamento, segundo a Prefeitura

Obras de contenção em erosão na praia de Morro Branco, Beberibe, estão em andamento, segundo a Prefeitura

A prefeita Michele Queiroz esteve reunida na sede da SOP, em Fortaleza, com o secretário Quintino Vieira buscando ações urgentes para reparar os estragos causados na praia

A Prefeitura de Beberibe, em nota à Imprensa, nesta sexta-feira, 7 de maio,  esclarece que as obras de contenção da cratera no mirante da Praia de Branco, naquele município,  iniciaram desde  26 de março, um dia após abertura causada pelas fortes chuvas que caíram na região. Na madrugada em que ocorreu o agravamento da erosão, em março, Beberibe registrou a maior chuva do Ceará, 127,2 mm.O trabalho está sendo feito com o apoio da Superintendência estadual de Obras Públicas do Governo do Ceará (SOP). Segundo a nota, já havia sido realizada a etapa de enrocamento de pedras, estrutura utilizada para garantir a sustentação de máquinas e dos operários que estavam trabalhando na construção do muro de contenção às margens da barreira. Também já haviam sido colocadas manilhas para o novo sistema de drenagem pluvial.

Esclarece a prefeitura que a erosão, localizada em uma região de falésias, aumenta de forma gradativa a cada chuva que cai na região, mesmo com a obra em andamento e com todas as medidas de contenção realizadas.

Na manhã de terça-feira (04 de maio), a prefeita Michele Queiroz esteve reunida na sede da SOP, em Fortaleza, com o secretário Quintino Vieira buscando ações urgentes para reparar os estragos causados na obra por conta da forte chuva que caiu na última madrugada de segunda-feira para terça-feira, dias 3 e 4 de maio.

No encontro, o secretário garantiu que, mesmo com as chuvas que atrapalham o andamento da obra, o trabalho vai continuar e que o mais rápido possível serão feitas intervenções para desviar o curso das águas pluviais, diminuindo o volume que chega até o local da erosão, região mais baixa da Avenida Luiz Gama, como estratégia para conter o processo natural de erosão.

Centro de Artesanato

Quanto ao Centro Municipal de Artesanato, a prefeitura informa que  foi feito um serviço emergencial de recomposição de aterro, causado pelas águas da chuva, na parte inferior do local que permanece isolado.

Neste momento, por conta da erosão no Mirante, que fica do lado do Centro de Artesanato, ainda não é possível fazer reparos na estrutura física. As obras estão sendo feitas por uma empresa terceirizada, sob a responsabilidade da SOP.

Nesta sexta-feira (7 de maio), 57 permissionários do Centro Municipal de Artesanato do Morro Branco receberam cestas básicas na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Neste momento apenas uma família desabrigada  está sendo assistida com o aluguel social.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias