Os embaixadores dos Estados Unidos, da Rússia, da China e da Índia serão ouvidos pela Comissão Temporária da Covid-19 em audiência pública remota nesta segunda-feira (17 de maio), a partir das 10h. A audiência pública tem como objetivo discutir as medidas que a serem tomadas para agilizar a aquisição de vacinas anticovid pelo Brasil. As quatro potências internacionais cujos representantes no país foram convidados fabricam suas próprias vacinas para enfrentar a pandemia de covid-19.
Na audiência também serão discutidas formas de cooperação internacional para a produção de imunizantes em território nacional. Assim como serão avaliadas as possibilidades de auxílio que os países produtores de vacinas poderiam prestar ao Brasil no combate à covid-19.
Prevista no cronograma de trabalho da comissão, a reunião foi requerida pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), que considera “dramático o quadro que o Brasil passa por conta da pandemia e a circunstância de não produzir os insumos necessários à fabricação das vacinas”.
Foram convidados para a discussão:
– Yang Wanming, embaixador da China no Brasil;
– Todd Chapman, embaixador dos Estados Unidos no Brasil;
– Shri Suresh Reddy, embaixador da República da Índia no Brasil;
– Alexey Labetskiy, embaixador da Rússia no Brasil;
– um representante do Ministério da Saúde;
– a presidente da Comissão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senadora Kátia Abreu (PP-TO);
– o presidente da Comissão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) da Câmara dos Deputados, deputado Aécio Neves (PSDB-MG).
Será permitida a participação do público por meio de perguntas e comentários. Agência Senado