19.5 C
Ceará
quarta-feira, 30 de abril de 2025
InícioRegionaisCeará recebe segundo lote de vacinas da Janssen e mais uma remessa da AstraZeneca

Ceará recebe segundo lote de vacinas da Janssen e mais uma remessa da AstraZeneca

Ao todo, o Estado recebeu, neste sábado (3), 211.800 novas doses

O 42º lote de vacinas contra a Covid-19 chegou a Fortaleza neste sábado (3 de julho). Ao todo, são 211.800 doses, sendo 120.250 da AstraZeneca e 91.550 da Janssen – esta sendo necessária apenas uma dose para atingir a imunização, o que representa uma agilidade no processo. Logo após o desembarque do material, o Governo do Ceará já iniciou sua logística de controle e distribuição para os 184 municípios cearenses, que envolve oitos rotas, das quais cinco são aéreas.

O governador Camilo Santana comentou em suas redes sociais que a chegada dos lotes permitirá o Ceará avançar no processo de imunização da população. “É muito importante que esse fluxo de vacinação seja mantido para garantirmos a saúde da nossa população”, disse. O chefe do Executivo estadual alertou para que as pessoas confiram diariamente as informações divulgadas pelas prefeituras a respeito do público agendado para receber o imunizante. “Fiquem atentos ao cadastro e às listas de agendamento em seus municípios. Só com a vacinação em massa conseguiremos superar essa pandemia”, ressaltou Camilo.

Vacina boa é a que tem disponível

Até o último dia 1º, o Ceará aplicou 4.465.080 doses em seus municípios, de acordo com o levantamento feito pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), através do Vacinômetro. Desse total, 3.279.230 milhões são referentes à primeira dose e 1.129.400 à D2, responsável pela imunização completa da pessoa. Já 56.450 cearenses receberam a dose única da Janssen.

O médico infectologista da Escola de Saúde Pública (ESP-CE), Keny Colares, destaca a importância de se vacinar, independentemente de qual imunobiológico disponível. “Todas elas são seguras, efetivas e capazes de controlar e reduzir muito a probabilidade de pessoas se contaminarem. Essas vacinas foram testadas em países diferentes, com pessoas diferentes, e na vida real todas elas estão mostrando a capacidade de reduzir a transmissão da doença e o número de pessoas que precisam se internar”, explicou.

“Na hora que você deixa de vacinar por escolher determinada vacina, você está se colocando em risco de adoecer e colocando em risco a população, já que só vamos estar protegidos quando 70% a 80% da população estiver vacinada”, alertou o especialista.

Cadastro Estadual de Vacinação

Segue liberado o cadastro no Saúde Digital para adolescentes entre 12 e 17 anos de idade no Ceará. A medida é obrigatória para que eles possam entrar na fila da vacinação contra a Covid-19. A Sesa informa que ainda não existe previsão para o início da imunização desse público, mas ressalta a importância das pessoas se anteciparem e realizarem logo o cadastro. Por enquanto, a Anvisa autorizou apenas a aplicação da vacina da Pfizer nesse grupo.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Mais Lidas

Últimas Notícias