34.4 C
Ceará
domingo, 17 de novembro de 2024
InícioRegionaisAcrísio Sena propõe campanha em defesa da Petrobras

Acrísio Sena propõe campanha em defesa da Petrobras

Em pronunciamento realizado nesta quarta (3 de novembro), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Acrísio Sena (PT) defendeu uma ampla campanha suprapartidária em defesa da Petrobras, à semelhança da que ocorreu em 1948 (“O petróleo é nosso”) pela nacionalização da extração desse combustível.

“Mais de 70 anos depois, a estatal sofre sérias ameaças. Após pressão social em decorrência dos aumentos frequentes e absurdos dos combustíveis e do gás de cozinha, o governo Bolsonaro informou que deseja privatizar a Petrobras. A cada dia, fica mais evidente a intenção da Operação Lava Jato: desmoralizar a instituição pra depois vendê-la”, criticou.

Acrísio lembrou que, recentemente, a empresa registrou lucro recorde de 31 bilhões. “Não podemos permitir que uma empresa estratégica seja dominada por interesses privados e totalmente devorada pelo mercado e seu modelo cruel de dolarização, deixando de lado sua função social.

– Vamos mobilizar imprensa, partidos, legislativos, universidades, escolas, movimentos sociais, coletivos e redes sociais. É a soberania nacional e os interesses da população mais pobre que estão em jogo”, finalizou.

Terreno para agricultura familiar

Em pronunciamento feito na quarta-feira (27 de outubro), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Acrísio Sena (PT) sugeriu o uso do terreno da ex-penitenciária agrícola do Amanari, em Maranguape, pela agricultura familiar. A solicitação veio por parte da Associação Cultural e Social Sebastião Pereira de Araújo e a sugestão foi concretizada após reunião com os secretários de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, e do Meio Ambiente, Artur Bruno.
Acrísio explicou que os 570ha da ex-colônia agrícola – que dispõe inclusive de um açude e toda uma estrutura construída com prédios com instalações elétricas e hidráulicas, poço profundo, vacaria, estábulo, pocilga etc. –, com uma extensa reserva de fauna e flora, podem vir a ser usados pela comunidade local para atividades como agricultura familiar, piscicultura, carcinicultura e apicultura, dentre outras. “Vamos elaborar um projeto conjuntamente – ambientalmente correto e socialmente justo – e levá-lo ao governador Camilo Santana”, informou.

Recursos hídricos em tempo real

O presidente da Comissão de Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, deputado estadual Acrísio Sena (PT), ressaltou o trabalho que está sendo realizado pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), tendo à frente seu presidente, João Lúcio, no monitoramento dos açudes cearenses. Ele destacou a nota publicada pela Cogerh, que explica que a nomenclatura utilizada no relatório anual de Segurança de Barragens da Cogerh para elencar os reservatórios com “prioridade máxima de intervenção” em nada tem relação com o risco de ruptura. “Na verdade, isso significa a priorização de investimentos com objetivo de realizar ações corretivas e de manutenção, o que está sendo feito prioritariamente – e de forma permanente – em 19 reservatórios, nos quais estão sendo feitas correções em tempo para evitar que essas pequenas anomalias se tornem anomalias maiores, e, aí sim, levem risco”. O modelo de check-list desenvolvido pela Cogerh, que é referência nacional em segurança de barragens, também é usado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em sua rotina de inspeções. São várias atividades de segurança de barragens desenvolvidas durante cada ano, como treinamentos, inspeções regulares e especiais, leituras da instrumentação, avaliação do potencial de risco, manutenções preventivas e corretivas e obras de recuperação, além da elaboração de orçamentos e termos de referência para a recuperação de estruturas.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias