casa ativa, que trabalha muito e busca constantemente a relevância.” A afirmação foi feita durante discurso de posse do conselheiro Edilberto Pontes (TCE Ceará) como Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB).
A solenidade foi realizada na terça-feira (22 de fevereiro), em Brasília, ocasião em que também foram empossados os presidentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola (TCE-RS), e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Joaquim de Castro Neto (TCM-GO).
Eleito para liderar o IRB no biênio 2022-2023, o conselheiro Edilberto Pontes destacou, entre as metas prioritárias de sua gestão, a criação de um núcleo de estudos avançados. “Discutir os grandes temas nacionais será um imperativo. Reforçaremos, também, a interação com atores relevantes da ciência nacional e internacional.”
A articulação institucional, o uso de tecnologias na área da fiscalização e o fortalecimento do sistema de controle externo foram alguns dos temas abordados nos discursos dos novos presidentes.
O presidente eleito da Atricon, Cezar Miola (TCE-RS), destacou a intensa atuação da entidade no âmbito nacional, sempre comprometida com o regime democrático e com o princípio republicano.
Em seu discurso de posse, o presidente da Abracom, Joaquim de Castro, lembrou da necessidade do trabalho conjunto dos órgãos de controle. “Continuaremos fortalecendo a instituição, cumprindo a sua missão, de ser catalisadora do desenvolvimento e aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas dos Municípios, sempre com o olhar voltado para a união das entidades do Sistema Tribunais de Contas”.
A cerimônia também contou com pronunciamento da presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes; e do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins. Fonte: TCE-CE.