27.2 C
Ceará
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
InícioRegionaisEstado e municípios vão antecipar vacinação de crianças contra gripe e sarampo

Estado e municípios vão antecipar vacinação de crianças contra gripe e sarampo

Em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-CE) realizada na tarde desta quarta-feira (13 de abril), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e gestores municipais da Saúde pactuaram a antecipação da aplicação das vacinas contra influenza e sarampo em crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos de idade. A vacinação neste público será iniciada até a próxima quarta-feira (20 de abril) nos 184 municípios cearenses que já estão com insumos, estrutura e profissionais aptos a operacionalizar esta logística.

A decisão foi tomada considerando dois fatores principais: os riscos da volta da circulação do sarampo no Brasil e a sazonalidade do período chuvoso no Estado, que tem ocasionado um crescimento no número de atendimentos pediátricos por síndromes gripais nas unidades de saúde do Ceará, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza e no Cariri. “É uma faixa etária bastante vulnerável à mudança do tempo e temos observado chuvas intensas no Estado neste ano. Por isso, nosso objetivo é não esperar o começo de maio e já começar a vacinar essas crianças”, argumenta a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves.

Concomitante à aplicação dos imunobiológicos contra a influenza, as crianças receberão doses contra o sarampo. “Há uma grande mobilização federal e estadual para que qualquer criança seja vacinada, mesmo aquelas que estão com o cartão de vacinação em dia”, orienta Gonçalves. “O Brasil registra baixas coberturas vacinais nos últimos anos e perdeu a certificação de país livre de sarampo”, complementa.

A campanha de vacinação contra sarampo e influenza foi iniciada no último dia 4 e segue até o dia 3 de junho. Profissionais da Saúde já estão recebendo as doses para ambas as doenças e pessoas a partir de 60 anos, para a gripe.

A Sesa enviou ofício ao Ministério da Saúde (MS) nesta semana para comunicar a decisão de antecipar a vacinação nas crianças. O Ceará tem 540.618 pessoas com idades entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fonte: Sesa.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias