Ressaltando dados sobre o aumento da fome no Brasil, o deputado estadual Acrísio Sena (PT) realizou pronunciamento nesta quarta (27 de abril), na Assembleia Legislativa. Ele citou dados da pesquisa do Datafolha, realizada nos dias 22 e 23 de março, a qual constatou que 25% da população brasileira está passando fome. No Nordeste, o percentual chega a 32%.
“Pelo menos metade dos brasileiros hoje vive algum grau de insegurança alimentar. Um país que já foi retirado do Mapa da Fome mundial pela ONU, à época dos governos do PT, hoje, na Era Bolsonaro, vive a realidade da carestia, do desemprego, da fome e do retorno da inflação”, criticou.
Acrísio lembrou políticas estaduais exitosas de combate à fome, como o programa Mais Nutrição, que já doou 2,31 milhões de toneladas de alimentos a 136 instituições, elencou experiências organizadas pela sociedade civil e alertou para a necessidade de criação de cozinhas sociais.
“Há a possibilidade de implementação do Programa Cozinhas Sociais, pela prefeitura de Fortaleza, numa parceria com o governo do Estado. Acredito que está ha hora da bancada do PT pensar linhas gerais de uma Política Estadual de Combate à Fome, pois quem tem fome, já dizia Betinho, tem pressa”, finalizou.