A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) lançou, na tarde desta segunda-feira (23/05), o Centro de Excelência para Transição Energética da entidade, em parceria com SENAI Ceará e SESI Ceará, para contribuir com a produção de energia limpa no Estado do Ceará.
O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, recebeu, durante a solenidade, o Secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno; o Superintendente Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto; O CEO da MAERSK TRAINING no Brasil, Patrick Modolo; Gerente de Recursos Humanos da Aeris Energy, Reginaldo Martins; Assessor Técnico da Agência de Cooperação Internacional Alemã (GIZ), Martin Studte; Diretor da ENEL, Osvaldo Férrer; o Secretário Executivo de Pós-Pandemia no Ceará, Célio Fernando; o 1• Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda e o Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes.
Além disso, também estiveram presentes o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; o consultor de Energia FIEC), Jurandir Picanço Jr; o Líder do Observatório, Sampaio Filho e o Gerente do Observatório, Guilherme Sampaio; além do Presidente do Sindienergia, Luis Carlos Queiroz.
“A Federação das Indústrias, desde o início, em conjunto com o Governo do Estado, o Porto do Pecém e a Universidade Federal do Ceará (UFC), está preocupada em trazer as melhores soluções e inovações no processo energético, que desde 2017, vem permeando o mundo do hidrogênio verde e toda a sua cadeia. O Ceará será um dos hubs de hidrogênio Verde mais importe do mundo, visto que o nosso município é um dos melhores locais do mundo para a produção desse novo combustível limpo. Estamos muito felizes em anunciar esse Centro que servirá a todos”, declarou Ricardo Cavalcante.
O Centro de Excelência de Transição Energética irá compor a estrutura do SESI e SENAI localizado na Barra do Ceará, com cursos voltados para as mudanças da matriz energética para fontes renováveis, como eólica, solar e o Hidrogênio Verde (H2V). A Unidade SESI e SENAI da Barra do Ceará possuem uma área total de 15 hectares, hoje distribuída em três blocos:
1. Bloco Geral e Administrativo – contempla os laboratórios da automotiva, eletrotécnica, transversais (TI, Gestão) e ala administrativa da unidade;
2. Bloco de Energia – Contempla os laboratórios de energia fotovoltaica, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia e a Escola SESI e SENAI de Energia Renovável;
3. Centro de Treinamento Avançado – CTA, Parceria SENAI e ENEL.
O Centro de Excelência para Transição Energética será o quarto bloco do complexo e irá abrigar três grandes parceiros, representados na solenidade por seus membros, a Aeris Energy, Maersk Training e GIZ (Agência de Cooperação Alemã).
Ainda durante a solenidade, o Presidente da FIEC, juntamente com o representante da Aeris Energy, Reginaldo Martins, assinaram o termo de compromisso que consigna na doação de uma pá eólica, a ser utilizada no decorrer de cursos ofertados, futuramente, pelo Centro de Excelência para Transição Energética.
Além disso, firmaram parceria também o representante da MAERSK TRAINING, com a assinatura do contrato que registra apoio na oferta de cursos de energia eólica, no padrão da Global Wind Organization (G W O).
A parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), foi assinada no SENAI Nacional, em Brasília, firmando a construção de cinco laboratórios para estudo da geração de energia limpa com foco em Hidrogênio Verde, além de capacitação na área.
O Centro de Excelência de Transição Energética tem previsão de ficar pronto até o final de 2022 e visa qualificar e treinar profissionais voltados para o mercado de energias renováveis.
Fonte:FIEC.