A sondagem industrial realizada mensalmente pelo Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), avalia que a atividade industrial cearense voltou a crescer no mês de maio, revertendo as quedas observadas em meses anteriores.
A expectativa dos empresários se fortalece com a evolução da produção, cuja indicação é de expansão no Ceará, além da possibilidade de aumento no número de empregados, na quantidade exportada e na intenção de investimentos. Por outro lado, os industriais acreditam que pode haver aumento na demanda acima do esperado, o que baixou o índice relativo ao estoque.
Já na área específica da construção civil, as expectativas dos empresários atingiram o maior patamar do ano em maio, ao considerarem que haverá novos empreendimentos e serviços, maior nível de atividade e aumento na compra de insumos e matérias-primas.
A evolução do nível de atividade cresceu pelo quarto mês consecutivo em maio, representando uma visão de aumento na produção frente ao mês anterior. O setor também acredita que vai haver aumento no número de empregados e na intenção de investimentos.
As sondagens da Indústria e da Construção Civil são realizadas mensalmente pelo Observatório da Indústria da FIEC, tendo como base dados disponibilizados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). As informações atuais podem ser acessadas nos links acima ou diretamente no portal observatorio.ind.org.br, na aba de Pesquisas e Sondagens Empresariais da área de Inteligência Competitiva.
Fonte: FIEC.