O prefeito José Sarto cumpriu, nesta sexta-feira (15/07), o terceiro dia de agenda do programa City Data Alliance, da Bloomberg Philanthropies. O gestor está em Baltimore, nos Estados Unidos, a convite da instituição, e neste último dia da missão participou de palestras sobre o empoderamento de gestores e da população para serem parte da solução dos desafios urbanos e o papel de prefeitos no desenvolvimento de uma cultura de uso de dados. A programação aconteceu no Baltimore CitiStat, sede da Prefeitura local.
Sarto realizou um balanço da viagem, destacando a troca de experiências com prefeitos de 22 cidades selecionadas, como Guadalajara, Detroit e Charleston, no que ele considera uma vitrine internacional. “Em City Data Alliance, ‘data’ significa informação, saber quem somos, quantos somos, para que, com esses dados, possamos tomar decisões qualificadas. Aqui, colhemos resultados muito positivos para aplicar em curto e médio espaço de tempo. Volto para Fortaleza levando uma bagagem enorme de ideias para trabalhar com o secretariado e com a população”, afirmou.
O Baltimore CitiStat, além de sede da Prefeitura, é também o gabinete de performance e inovação. As atividades foram lideradas pelo prefeito de Baltimore e presidente do conselho de grandes cidades da National League of Cities, Brandon Scott; e pelo diretor do Bloomberg Center for Cites da Universidade de Harvard e professor sênior Emma Bloomberg em políticas públicas e gestão da Kennedy School of Government da Universidade de Harvard, Jorrit de Jong.
As 22 cidades participantes estão nas Américas do Norte e do Sul, e o programa é uma oportunidade de conectar os municípios e construir um novo padrão para práticas globais de uso de dados nas cidades. Para a coordenadora especial de relações institucionais de Fortaleza, Joana Nogueira, a Capital cearense atinge um patamar mais elevado, com possibilidades e novas relações.
sarto na prefeitura de baltimore
A capacitação foi o encontro inaugural e pré-requisito para o início das atividades de consultoria
“Finalizamos a missão em Baltimore com grandes projeções para Fortaleza, que tem ganhado destaque por meio de parcerias com a Bloomberg para que se torne uma cidade inovadora. O City Data Alliance é um projeto de dados para melhorar a qualidade das políticas públicas de Fortaleza e, ao fim, quem se beneficia é o cidadão, que terá uma Prefeitura mais eficiente e com iniciativas adequadas às suas necessidades”, declarou.
A capacitação foi o encontro inaugural e pré-requisito ao início das atividades de consultoria, com duração de um ano, que treinará gestores e servidores do Município a respeito de estratégias que visam ajudar governos a ter excelência em compras públicas e contratações para obter os melhores resultados para a população. Fonte: PMF.
“Fortaleza foi escolhida por seu comprometimento em usar evidência de dados na tomada de decisões e também por avançar na prática do uso de dados. Por isso, estamos entusiasmados que a cidade faça parte do programa”, declarou Tiffany Davis, diretora da Bloomberg Center for Government Excellence, da Johns Hopkins University.
Conforme Tiffany, os próximos passos consistem, após o retorno do prefeito, em criar estratégias para avançar no uso de dados com assistência direta dos treinadores de classe mundial do programa, trabalhando diretamente na evolução das práticas ao longo do próximo ano.