34.4 C
Ceará
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
InícioRegionaisFIEC anuncia apoio ao Projeto Coalizão pelo Impacto

FIEC anuncia apoio ao Projeto Coalizão pelo Impacto

Nesta terça-feira (26/07), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, Ricardo Cavalcante, disse que o Sistema FIEC vai passar a ser mais um apoiador do projeto Coalizão pelo Impacto, voltado para a solução de negócios que sejam sustentáveis e combatam os problemas sociais.

“Hoje, eu estou Presidente da Nordeste Forte, que é a união das nove Federações de Indústrias do Nordeste e qualquer trabalho que vocês precisarem podem contar conosco. Podem contar pessoalmente comigo, porque eu só acredito que a gente vai para frente, se a gente fizer o que está sendo feito. Então, eu parabenizo esse projeto. Podem incluir como parceiro o Sistema FIEC a partir de hoje”, garantiu o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.

Participaram do evento, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, Ricardo Cavalcante; o Vice-Prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; o Reitor da Universidade Federal do Ceará, UFC, Cândido Albuquerque; o Presidente da Coilibri e Conselheiro do Grupo Edson Queiroz, Edson Queiroz Neto; a fundadora e Presidente da Somos Um, Ticiana Rolim; a Diretora Executiva da Somos Um, Bia Fiuza; a Vice-Presidente da Mallory, Annette Reeves; a Presidente do Visite Ceará/Fortaleza Convention e Visitors Bureau; Ivana bezerra; a Diretora Executiva do Instituto Humanize, Georgia Pessoa e a gerente executiva do Instituto de Cidadania Empresarial, ICE, e coordenadora da Coalizão, Fernanda Bombardi.

A Coalizão pelo Impacto é realizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial ICE, Instituto Helda Gerdau, Instituto Humanize e Somos Um, com a parceria estratégica da Cosan, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário, Instituto Sabin e Raia Drogasil. Essas instituições vão investir nos segmentos que integram o ecossistema de negócios.
Até 2026, elas vão fazer o aporte de R$ 29 milhões de reais aos projetos que visem a formação de negócios de impacto.

A meta do projeto é apoiar até 600 negócios que vão movimentar a economia de Fortaleza, além de cinco outras cidades brasileiras: Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Campinas (SP) e Paranaguá (PR).

“É motivo de orgulho para a cidade de Fortaleza ter sido selecionada para ser uma das seis cidades para fomentar o ecossistema do negócio de impacto, que vem crescendo no Brasil e no mundo e é importante que a gente fortaleça esse ecossistema reunindo os setores privado e público, além do terceiro setor. Essa complementaridade faz com que a gente possa escalar negócios e, obviamente, reduzir as desigualdades sociais, econômicas e espaciais com muito mais velocidade,” disse o Vice-Prefeito de Fortaleza, Élcio Batista.

Importância do Projeto

A fundadora e Presidente da Somos Um, Ticiana Rolim, destacou a vitalidade da iniciativa e classificou como uma iniciativa de sustentabilidade. “O capitalismo produziu riqueza, mas não conseguiu distribuí-la e a gente vai precisar rever isso com coragem, com muito estudo e com experiências a Coalizão vem trazendo isso, para a gente conseguir fazer essa real transformação que o mundo precisa”, disse.

A ideia é promover a integração entre os projetos desenvolvidos nas seis cidades. “Todas vão se conectar. As academias vão se conectar. Cada uma tem uma coordenação local. A ideia é que ao longo desses cinco anos, a gente possa formar uma rede de aprendizado e crescimento, conectando esses atores nas seis localidades. Todas elas têm algum nível de desenvolvimento e vão receber um aporte financeiro e investimento com metodologia. Dinheiro que vem dos realizadores dessa iniciativa”, contou Bia Fiuza, Diretora Executiva da Somos Um.

O apoio aos projetos também foi fortalecido por lei estadual que trouxe isenções tributárias às empresas envolvidas. “Ao aprovar a Lei Estadual, o Ceará assumiu um papel de vanguarda e protagonismo na organização do ecossistema de impacto socioambiental positivo no Nordeste, abrindo campo para novas economias e negócios mais sustentáveis”, disse Michelle Ribeiro, Consultora de Impacto Social da Somos Um.

Fonte: FIEC.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias