Ministério Público estadual empossa 31 novos promotores de Justiça

0
55
Segundo o procurador-geral de Justiça, em 131 anos de história no Ceará, o MPCE experimentou grandes transformações - Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado do Ceará empossou, na sexta-feira (19/08), 31 novos promotores de Justiça aprovados em concurso para ingresso na carreira de membro da instituição. A cerimônia de posse e exercício aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) e foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro.

Após abertura da sessão pelo procurador-geral de Justiça, a promotora Flávia Unneberg fez a leitura do Termo de Posse e Compromisso do candidato aprovado em segundo lugar no certame, Denis Phillipe Oliveira Carvalho, representando a nova turma de promotores. Em seguida, Manuel Pinheiro entregou a cada novo membro do MP o Termo de Posse.

Manuel Pinheiro saudou os recém-empossados dirigindo-se a cada novo promotor e nova promotora de Justiça para falar de emoções e sonhos. Para o procurador-geral de Justiça, a preparação teórica e prática desse concurso foram equivalentes à de outros certames. Porém, nenhum outro concurso do MPCE lidou com tamanha resiliência e percalços, devido à pandemia da Covid-19. O procurador reiterou que o MP é um espaço de realização de sonhos profissionais e pessoais, mas também um instrumento de efetivação de demandas de milhões de cearenses que buscam a paz, justiça e igualdade social.

Segundo o procurador-geral de Justiça, em 131 anos de história no Ceará, o Ministério Público experimentou grandes transformações, avanços e alguns retrocessos. Nesse contexto, para Manuel Pinheiro, as principais evoluções ocorreram com as constituições democráticas, e os retrocessos, com as constituições dos regimes autoritários. “O Ministério Público é uma árvore que só cresce e floresce na estação da democracia. Diante das urnas, cada homem e cada mulher, seja o mais rico ou o mais vulnerável, têm nas mãos a mesma porção de poder para ser transferida em respeito ao resultado das eleições. Sem isso não existe governo legítimo ou estabilidade para governar. O respeito ao voto é essencial. Ao invés de apelar ao governo das armas, é urgente apelar ao governo das urnas. Esse governo das urnas, legítimo, pode ter pautas de centro, direita e esquerda, só não pode deixar de respeitar a eleição”, ressaltou.

Em seu discurso de posse, em nome dos novos membros, o promotor de Justiça Jonas Veprinsky destacou que os dois anos e meio de concurso, estendido devido à pandemia de Covid-19, exigiram intensa dedicação para chegar a este dia. “Esforços da instituição, que desde o início fez o possível e o impossível para que tudo transcorresse da forma mais célere e transparente. Esforços de nós candidatos. Todos percorremos longas estradas para chegar até aqui. Cada um com sua própria narrativa, mas com enredos que guardam algumas características em comum: anos de estudo, dedicação, abdicação, resiliência e a busca pela realização de um sonho. Como dizia Belchior, viver é melhor que sonhar”, ressaltou.

Novos Promotores de Justiça
Jonas Veprinsky Mehl (Comarca de Ocara)
Denis Phillipe Oliveira Carvalho (Comarca de Cariré)
Alan Ferreira de Araújo (Comarca de Assaré)
Anna Celina de Oliveira Nunes Assis (Comarca de Ibiapina)
Joana Nogueira Bezerra (Comarca de Itarema)
Lucas Afonso Sousa e Silva (Comarca de Acaraú)
Filipe Paulino Martins (Comarca de Alto Santo)
João Marcelo e Silva Diniz (Comarca de Tabuleiro do Norte)
Raphaela Dutra Lopes (Comarca de Missão Velha)
Anderson Vinícius Gomes Nogueira (Comarca de Ipueiras)
Ariel Alves de Freitas (Comarca de Nova Olinda)
Adriely Nascimento Lima (Comarca de Milagres)
Carolina Nunes Carvalho Bernardes (Comarca de Bela Cruz)
Valdo Henrique Verçosa de Melo Sousa (Comarca de Araripe)
Lia Almeida Oliveira Saraiva (Comarca de Coreaú)
Murilo Callou Tavares de Sá (Comarca de Farias Brito)
Luiz Eduardo Mendes (Comarca de Marco)
Leonardo Morais Bezerra Sobreira De Santiago Filho (Comarca de Jaguaribe)
Edimar Edson Mendes Rodrigues (Comarca de Barro)
Thaís Medeiros da Costa (Comarca de Jaguaretama)
Bruno de Albuquerque Barreto (Comarca de Iracema)
Rodrigo Calzavara de Queiroz Ribeiro (Comarca de Chaval)
Paulo Figueiredo Fonseca Lima (Comarca de Reriutaba)
Bruno Leonardo Monteiro Guerra (Comarca de Mauriti)
Maurício Schibuola de Carvalho (Comarca de Jardim)
Paula Carvalho Ribeiro Jose Luciano da Silva (Comarca de Jijoca de Jericoacoara)
Marcos Luiz Nery Filho (Comarca de Campos Sales)
Priscila Rayana de Medeiros Souza (Comarca de Aiuaba)
José Luciano da Silva (Comarca de Tamboril)
Júlia Leite Sampaio Lemos (Comarca de Novo Oriente)
Ramon Brito Cavalcante (Comarca de Pedra Branca)