Exposição “Fortaleza Antiga” acontecerá no hall do Instituto Plácido Castelo

0
10
“Fortaleza Antiga” revela um passado pouco conhecido da cidade - Foto: Reprodução

São 15 imagens dos séculos XIX e XX, que retratam as transformações vividas pela cidade e seus habitantes ao longo do tempo. A exposição “Fortaleza Antiga”, do Museu da Fotografia de Fortaleza, chega ao Tribunal de Contas do Ceará. A abertura acontecerá nesta sexta-feira (4/11), às 9 horas, no hall do Instituto Plácido Castelo (IPC). Essa é a primeira exposição itinerante realizada pelo Projeto Educação pela Arte, iniciativa da Escola de Contas do TCE Ceará, em parceria com o Museu da Fotografia.

“Fortaleza Antiga” revela um passado pouco conhecido da cidade e faz o visitante viajar no tempo para um lugar em desenvolvimento urbano, visitando suas conquistas e seus acontecimentos. Por meio de imagens do Passeio Público de Fortaleza, ou da noite de inauguração do Cine Teatro São Luiz, ou ainda dos registros inéditos dos primeiros sistemas de comunicação, estradas e praças, é possível redescobrir a história de uma cidade que se reinventa a cada segundo.

A mostra é aberta a toda a sociedade para visitação e ficará no IPC até o dia 2 de dezembro, das 8 às 17 horas. Durante a exposição, também pode ser visto um vídeo da curadoria, produzido pela equipe do Museu da Fotografia de Fortaleza. As fotografias da mostra faziam parte do acervo do historiador cearense Nirez e foram adquiridas pelo acervo do Museu da Fotografia.

Programa Educação pela Arte

O Programa Educação pela Arte, idealizado pela Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Gestão da Informação, é um movimento de renovação, no sentido de se abandonar princípios pedagógicos rígidos e preconcebidos, para compreender o indivíduo nas suas emoções, nos seus desejos, nos seus interesses e na sua procura da felicidade, do modo cientificamente mais correto e eficaz.

O programa vai mais longe do que a simples administração de conhecimentos, visando, entre outros objetivos, o aperfeiçoamento da percepção e da atividade simbólica, ou seja, a aquisição e desenvolvimento dos instrumentos básicos do pensamento, sentimentos, imagens, palavras, ideias. Esse modelo de Educação pela arte não só tem o propósito de ensinar arte, mas de usá-la como meio educacional. Inserido nesse programa, contém projetos como: Exposições, Oficinas, Tec Vídeo, Talk Criativo, Biblioteca Ativa, Inovação, Pesquisa para Controle e a Gestão da Informação. Fonte: TCE Ceará

Serviço

Exposição Fortaleza Antiga no TCE Ceará
Período: 4 de novembro a 2 de dezembro
Horário: 8 às 17h
Local: Hall do Instituto Plácido Castelo – Sede do TCE Ceará
Rua Sena Madureira, 1047 – Centro – Fortaleza (Ceará)