23.6 C
Ceará
domingo, 10 de novembro de 2024
InícioOutrosFortaleza sediará seminário sobre Sustentabilidade do Jornalismo

Fortaleza sediará seminário sobre Sustentabilidade do Jornalismo

A Capital cearense volta a ser palco dos grandes debates sobre o jornalismo brasileiro, com a realização de dois eventos simultâneos: o Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo e o II Encontro Estadual de Jornalistas de Imagem e Profissionais da Comunicação do Ceará (II EEJIC). As atividades vão acontecer de 25 a 27 de novembro deste ano, no auditório do Sebrae/CE (Av. Monsenhor Tabosa, 777, Centro).

Numa realização da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), os eventos pretendem reunir cerca de 200 participantes entre estudantes e professores de Jornalismo, profissionais da mídia e demais interessados. As inscrições podem ser feitas AQUI.

O Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo vai aprofundar o debate sobre a proposta da FENAJ de taxação das grandes plataformas digitais e criação do Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo (Funajor), uma das pautas prioritárias da categoria para o novo governo brasileiro. O evento tem apoio da Fundação Friedrich Ebert (FES) e da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

“O Jornalismo sofre reiteradas crises no mundo inteiro, em especial no Brasil, com o fim do modelo de negócios baseado na publicidade para a sustentação financeira dos veículos de mídia e a ação predatória das chamadas big techs na captura desses recursos”, comenta a presidenta da FENAJ, a cearense Samira de Castro. “O crescimento da desinformação em massa, por outro lado, evidencia que precisamos cada vez mais fortalecer o Jornalismo e o trabalho dos jornalistas”, acrescenta.

Já o II EEJIC acontece exatamente dez anos depois da sua primeira edição, realizada em setembro de 2012, e tem o objetivo de debater as questões pertinentes aos jornalistas de imagem (repórteres fotográficos e cinematográficos, ilustradores e diagramadores). Entre os temas, a importância dessas funções nos registros jornalísticos, como as guerras e a pandemia de Covid-19, além da própria organização sindical e os direitos trabalhistas desses profissionais.

“O Sindjorce tem uma sólida atuação na defesa dos interesses dos jornalistas de imagem e vem buscando, a cada dia, garantir o cumprimento dos direitos convencionados desse segmento”, afirma o presidente da entidade, Rafael Mesquita. Para ele, a organização da categoria é fundamental para o enfrentamento coletivo dos desrespeitos e para a garantia de valorização desses trabalhadores.

SERVIÇO:

Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo

II Encontro Estadual de Jornalistas de Imagem e Profissionais da Comunicação do Ceará (II EEJIC)

25, 26 e 27 de novembro de 2022

Local: Auditório do Sebrae/CE (Av. Monsenhor Tabosa, 777, Centro).

Valores de inscrição:

Jornalistas sindicalizados em dia, estudantes de jornalismo e aposentados: R$ 20,00 (vinte reais)

Desempregados e jornalistas de imagem sindicalizados em dia: GRATUITA
Demais participantes: R$ 40,00 (quarenta reais)

Artigos Relacionados

Últimas Notícias