34.4 C
Ceará
terça-feira, 5 de novembro de 2024
InícioAtualidadesNelson Bessa Maia lança novo livro sobre história de família Maia

Nelson Bessa Maia lança novo livro sobre história de família Maia

Por Kyko Barros, para o Ceará Leste

O economista, memorialista e genealogista José Nelson Bessa Maia lançou, em dezembro do ano passado, em Fortaleza, o livro Memorial da Família Távora do Ceará 1700-2020, no percurso da memória de seus antepassados e das narrativas que ele ouvia de seu pai, Edson Fernandes Távora Maia, nascido em Jaguaribe, sobre seus troncos familiares, os Távora e os Maia. Nesse trajeto ele já deixou trilhas abertas para o seu novo livro, Memorial da Família Maia 1717-2022, cujo lançamento será no dia 13 de dezembro, no Ideal Clube, em Fortaleza.

Além de fechar mais um ano com um brilhante lançamento, Nelson fica em dia com os parentes pelo lado paterno lhe reclamavam que escrevesse e publicasse uma “História dos Távora e dos Maia”.

A obra trata da origem dos “Maia do Ceará” desde o surgimento do sobrenome Maia em Portugal ainda na Idade Média aos dois patriarcas de origem portuguesa (os dois Francisco Alves Maia, tio e sobrinho homônimos) que, após se estabelecerem em Catolé do Rocha, na Paraíba, em 1717, emigraram para o Ceará onde deixaram raízes na forma de numerosas descendências.

Segundo o autor, não é uma obra de genealogia, mas sim de história de família, pois tem como foco o contexto histórico em que os diversos ramos Maia se desenvolveram ou se movimentaram no território cearense, em especial pelo sertão que circunda a ribeira do rio Jaguaribe, desde o início do século XVIII até o momento.

O livro arrola mais de 3.000 pessoas de sobrenome Maia ou Maia-descendentes, distribuídas por 10 ramos ou linhagens (de Aracati, do Cariri, de Iguatu, Iracema, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, de Pereiro e de Tabuleiro do Norte).

Com 794 páginas, a obra tem 45 tábuas ou árvores genealógicas, 15 caixas de texto, sete tabelas estatísticas, três mapas e 38 gravuras. Ostenta ainda uma ampla memória iconográfica com 869 fotografias de pessoas mortas e/ou vivas.

O livro também registra a memória dos Maias na travessia dos tempos, com depoimentos assinados por várias pessoas sobre seus ancestrais, dando voz a muitos Maias e servindo como exemplos para os mais jovens e as futuras gerações da família. Traz ainda uma “Galeria de Maias de Destaque” com biografias de 63 pessoas, sendo 52 homens e 11 mulheres que se destacaram nas mais diversas atividades profissionais e de cidadania no Ceará e no Brasil afora ou mesmo no exterior.

Por fim, o livro também dispõe de um índice onomástico que permite rapidamente localizar a página onde está citada em ordem alfabética cada uma das 3.000 pessoas arroladas.

O autor

O economista José Nelson Bessa Maia, natural de Fortaleza/CE e residente em Brasília/DF, é mestre em Economia e doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Servidor federal aposentado e consultor internacional. É também membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (Asbrap).

Autor de 12 livros, dentre os quais:

O Memorial do Juiz Campelo (2006);

Os 600 anos da Família Bessa, linhagens do Ceará e Minas Gerais (2012);

Os 600 anos da Família Bessa, linhagens brasileiras (2014), e

O Memorial da Família Távora do Ceará (2021).

É autor também da biografia do cônego Francisco Ribeiro Bessa (1999), que foi deputado provincial e o primeiro vigário de Limoeiro do Norte (1854-1876) e cujo nome hoje denomina importante rua no centro de Limoeiro do Norte.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias