A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) entregou a Certificação Praia Limpa para 21 praias dos municípios de Acaraú, Amontada, Aracati, Beberibe, Camocim, Caucaia, Fortaleza, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema e São Gonçalo do Amarante. A entrega aconteceu na manhã de sábado, 19/11, na barraca Duro Beach, na praia do Cumbuco, em Caucaia, durante o lançamento do Movimento “Ceará sem lixo no mar”.
O titular Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), promotora do evento, destacou a importância desta conquista para todos os 12 municípios. “O objetivo é orientar e disciplinar o uso racional dos recursos naturais do nosso mar e da costa, além de combinar estratégias de limpeza do mar do Ceará”, disse.
A escolha para realização do evento no Cumbuco se deu pela recente conquista da Bandeira Azul, a primeira praia do Ceará a alcançar a certificação. Para o Prefeito Vitor Valim, de Caucaia, os avanços e conquistas no litoral do seu município são frutos dos esforços da Prefeitura e do Estado, como a revitalização da lagoa do Cauípe, o saneamento do litoral e a construção de espigões. “O objetivo é preservar o meio ambiente para desenvolver o turismo sustentável”, afirmou. As atividades começaram às 8h da manhã, quando Agentes Jovens Ambientais (AJAs), catadores e voluntários realizaram ação educativa de limpeza da praia em alusão ao International Coastal Clean Up (ICC), o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
Assinaram o Pacto Ceará sem Lixo no Mar os prefeitos de Caucaia, Vítor Valim; Elisabeth Magalhães, de Camocim; Lindberg Martins, de Jijoca. Os secretários do Meio Ambiente de Acaraú, Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Beberibe, Cruz, Fortim, Icapuí, Fortaleza, Trairi, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, representaram os seus municípios. Também participaram do evento, o superintendente da Semace, Carlos Alberto e o co-fundador do Winds For Future (W4F).
Sobre a Certificação Praia Limpa
A Certificação Praia Limpa, criada em 2007 por meio da Lei nº 13.892, é um programa do Governo do Ceará, coordenado pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes). Concede um selo de CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL para os municípios do litoral que aderirem voluntariamente ao programa, inscrevendo suas praias para que sejam avaliadas de acordo com os critérios estabelecidos. O selo atesta boas condições sanitárias, infraestrutura, segurança e conservação exigidas pelo programa.
Esta 5ª edição foi reformulada, visando incentivar melhorias socioambientais e econômicas, seguindo as diretrizes da Agenda 2030 da ONU, bem como despertar o sentimento de união e pertencimento da sociedade para proteção e cuidado do meio ambiente.
Listas das praias:
1 Acarau
Praia da Volta do Rio
2 Amontada
Icaraizinho de Amontada
3 Aracati
Canoa Quebrada TRÊS
Majorlândia TRÊS
Quixaba TRÊS
4 Beberibe
Praia do Morro Branco
5 Camocim
Praia do Farol
6 Caucaia
Cumbuco
7 Fortaleza
Praia do Futuro
8 Fortim
Praia do Canto da
Barra